Opinião

Liquidez: todo cuidado é pouco

15 fev 2020, 20:14 - atualizado em 14 fev 2020, 15:27
Prata
“Se pretende fazer uma reserva de emergência, o ideal são investimentos com liquidez diária para conseguir resgatar a qualquer momento”, recomenda o App Renda Fixa (Imagem: Pixabay)

Na ânsia de começar a investir, muita gente acaba olhando apenas para a rentabilidade, mas pequenos detalhes como, por exemplo, a liquidez podem dar uma grande dor de cabeça se você não entender alguns conceitos do mercado financeiro.

Um desses conceitos é a liquidez do seu investimento, que é a facilidade do seu ativo se transformar em dinheiro. Quanto maior for a liquidez, maior será a facilidade do resgate. Da mesma forma, quanto menor for a liquidez, mais difícil será ter o dinheiro na mão.

Como resultado, a liquidez deve ser trabalhada de acordo com o objetivo do seu investimento. Se você busca criar uma reserva de emergência, investimentos que oferecem liquidez apenas no vencimento devem ser evitados, uma vez que, você não poderá resgatá-lo antes do prazo combinado ou poderá se o valor do ativo for reduzido, causando uma perda de rentabilidade significativa.

Pensando nisso, fizermos um vídeo para você entender como funciona os investimentos com e sem liquidez. Portanto, fique atento. Pois, isso impacta diretamente na hora do resgate.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do Youtube e compartilhar o vídeo com seus amigos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rentabilidade e liquidez se misturam?

Conciliar a rentabilidade com o prazo é o principal desafio de qualquer investidor. Investimentos de renda fixa com rentabilidade acima da média costumam oferecer resgate apenas no vencimento e prazos mais longos, enquanto aqueles que pagam até 100% da taxa DI costumam oferecer possibilidade de resgate diariamente.

Por isso, é importante saber qual é seu objetivo. Se pretende fazer uma reserva de emergência, o ideal são investimentos com liquidez diária para conseguir resgatar a qualquer momento. Acima de tudo, tenha em mente que os planos mudam no meio do caminho. E, que é perfeitamente normal reajustar a carteira de investimento de tempos em tempos.