CryptoTimes

Liquidadores, as baleias secretas que ajudam as DeFi

15 jan 2020, 9:38 - atualizado em 15 jan 2020, 9:38
baleia
“Baleia” é o termo que se dá a grandes detentores de criptoativos (Imagem: Pixabay/jogi031)

Em sua primeira publicação para a Dragonfly Research, Tom Schmidt analisou o papel de liquidadores nos mercados descentralizados de crédito.

Já que todos os empréstimos precisam ser supergarantidos, é necessário um sistema que evite emprestadores de fugirem com seu empréstimo caso sua garantia fique abaixo do preço de empréstimo.

Antes de isso acontecer, quando o valor da garantia cair a um limite específico (sempre > 100% do valor de empréstimo), qualquer usuário pode repagar o empréstimo ao emprestador em troca da garantia e uma taxa de liquidação.

Liquidadores são parecidos com mineradores porque eles prestam serviços úteis à rede e são compensados com base em regras codificadas. Até agora, houve atividade rentável para muitos, totalizando cerca de US$ 1 milhão ano passado.

No entanto, existem alguns fatores que causam o declínio das margens de lucro:

poucas barreiras comerciais vão resultar no aumento da concorrência;
emprestadores estão melhorando em encontrar formas de gerenciar empréstimos de forma eficaz, como usar o poupador das DeFi ou os empréstimos rápidos da Aave que podem ser usados para pagar as taxas de liquidação;
MakerDAO saiu de uma venda de preço fixo de garantias para um leilão em DAI de garantias múltiplas, fornecendo uma taxa de liquidez para um mercado competitivo.

Esses desenvolvimentos levam a taxas menores de empréstimo vão melhorar a experiência de usuário das DeFi ao custo de baixas margens para liquidadores, apesar de que a experiência de usuário poderia ajudar a trazer mais capital e resultar em mais taxas agregadas para liquidadores.

Conforme o surgimento de mais casos de uso para finanças descentralizadas, mais aplicações como ativos sintéticos e plataformas de derivativos vão precisar de terceiros para fornecer serviços de acréscimo de valor e serem compensados por seu trabalho.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar