Liquidação de operações do mercado elétrico tem R$ 7,7 bilhões em aberto em agosto
A liquidação financeira de operações do mercado de curto prazo de eletricidade referente a agosto movimentou 1,54 bilhão de reais, de um total de 9,26 bilhões cobrados junto aos agentes que operam no segmento, disse a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta terça-feira.
Dos 7,72 bilhões de reais em aberto na liquidação, que promove pagamentos e recebimentos entre as empresas que atuam no mercado elétrico, 7,61 bilhões devem-se a liminares que protegem algumas elétricas de custos relacionados ao chamado risco hidrológico na operação de suas usinas.
Devido a esses valores em aberto, não houve dinheiro para pagamento total aos agentes que ficaram com posição credora nas operações, destacou a CCEE.
Os impactos da disputa judicial sobre o risco hidrológico levaram ainda a outras liminares, em que empresas buscam prioridade para receber seus créditos nas liquidações do mercado.
Com isso, agentes não beneficiados por decisões judiciais como essas não receberam recursos, enquanto dois grupos de agentes amparados por liminares receberam respectivamente cerca de 93% e 10% dos valores a que tinham direito, segundo a CCEE.