CryptoTimes

‘Lightning News’ traz memecoins no Bitcoin, ‘iFood descentralizado’ e Web3 em abril; confira

05 maio 2023, 16:38 - atualizado em 05 maio 2023, 16:38
Web3 Venture Capital
Web3 gera expectativas sobre a próxima fase da internet e seus impactos (Imagem: Freepik/rawpixel.com)

O giro de notícias “Lightning” do Crypto Times, assim como a rede de segunda camada do Bitcoin (BTC) de mesmo nome, traz nesta sexta-feira (5) informações relevantes, de forma rápida e dinâmica. Confira o que mexeu com o setor de criptomoedas, blockchain e Web3 neta semana, bem como o que pode mexer e em que ficar de olho nos próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tokens na rede do Bitcoin (BTC)

O protocolo Ordinals causou rebuliço na rede do Bitcoin ao permitir a criação de NFTs. Mas agora, com o sucesso dos tokens, um usuário resolveu criar um padrão específico de tokens: o BRC-20. O padrão BRC-20, criado por usuários da rede Bitcoin, é um padrão experimental para emissão e transferência de tokens fungíveis na rede Bitcoin.

A implantação, emissão e transferência desses tokens são feitas por meio de uma entrada de dados JSON. O BRC-20 é uma maneira experimental de permitir cunhagem e transferência de tokens na blockchain do Bitcoin, como o ERC-20 faz na rede Ethereum.

O BRC-20 ainda é um padrão experimental para emissão e transferência de tokens fungíveis na rede Bitcoin. Entretanto, diversos participantes da comunidade Web3 já planejam, ou levantam a possibilidade de, lançar as famigeradas “memecoins” no blockchain do Bitcoin.

Primeiro “iFood Web3” do mundo é brasileiro e lança NFTs de governança

A AutonoMe anunciou que se torna a primeira DeliveryDAO do mundo, o que significa que os membros passam a ser donos dela. Felipe Franco explica que a AutonoMe busca ser uma organização autônoma descentralizada de rede de entregas.

O “iFood descentralizado” busca empoderar motoqueiros entregadores dando a eles o poder de governança da própria plataforma, por meio dos NFTs e tokens. “Nosso primeiro token de governança foi uma pesquisa com motokas [motoqueiros] que transformei em imagens únicas que representam as dores deles. O Purpose Token concede descontos de 25% a 100% dependendo da raridade”, diz.

O lançamento da plataforma vai acontecer no evento BitinSampa, mas usuários já podem investir no token por meio da plataforma social descentralizada gotas.social, mesma que lançou os NFTs do Vasco. O código de acesso é IMPACTOSOCIAL.

Grupo GCB ingressa na ABCripto como membro associado

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) anunciou a chegada de uma nova associada: o Grupo GCB, holding especializada no mercado financeiro e de capitais, com foco nos segmentos de investimentos. “A ABCripto recebe e se orgulha, mais uma vez, da nova parceira que entra para trazer mais modernidade e tecnologia”, afirma Bernardo Srur, diretor-presidente da ABCripto.

Fundado em 2009, o Grupo GCB nasceu, inicialmente, focado na consultoria de clientes private.  Com essa experiência, Gustavo Blasco, CEO & Founder do grupo, constatou a oportunidade de se dedicar ao mercado de capitais, com foco na antecipação de recebíveis.

Com isso, as atividades se iniciaram e tiveram grandes proporções, subsidiando milhares de empresas. Atualmente, o grupo conta com mais de 120 mil empresas cadastradas na vertente de crédito e mais de 70 mil investidores.

Mercado Bitcoin faz evento imersivo na FVG

MB (Mercado Bitcoin) e a Blockchain Academy, vertical de educação financeira da holding 2TM, participaram da Semana de Imersão da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento, que aconteceu na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV, teve como objetivo conectar o universo acadêmico dos alunos com a realidade do mercado cripto, proporcionando diálogos com executivos que atuam na área.

“Esse tipo de ação reflete exatamente como acreditamos que a nova economia digital entrará na educação formal. O universo cripto está sendo inserido nos cursos já existentes, unindo teoria e prática, esclarecendo dúvidas, criando e ampliando a visão dos alunos sobre o tema e como eles podem ingressar nesse mercadoprofissional”, afirma Érika Fernandes, Head de Educação na Blockchain Academy.

A Blockchain Academy em conjunto com o Prof. Alan De Genaro foram os responsáveis pelo planejamento das aulas, conteúdos e dinâmicas, desenvolvendo algo exclusivo para conectar o que os estudantes estão vendo na disciplina de Ativos Digitais, além de ampliar suas visões sobre as aplicações e soluções que o mundo cripto oferece.

Binance publica relatório com os destaques da Web3 em abril

A Binance publicou o relatório mensal com o desempenho e os pontos altos do mercado cripto e blockchain em abril. Veja os principais destaques do mês e descubra mais detalhes no link para o relatório completo da Binance Research, braço de pesquisa da empresa:

Vaivém dos ativos: Os mercados de criptoativos registram um volume significativo de negócios em abril após a atualização Shapella, na Rede Ethereum. Observamos impressionantes ralis experimentados pelas principais empresas logo na sequência, levanto o BTC e o ETH a novas máximas no ano.

Os preços continuaram oscilando ao longo do mês, especialmente com os recentes rumores e falsos alertas sobre o governo dos EUA vendendo uma grande quantidade de Bitcoin. Felizmente, esses temores foram rapidamente absorvidos, e o mercado se posicionou para outro aumento da taxa de juros pelo Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (FOMC), que acabou se confirmando nesta Super Quarta (3 de maio).

Atualização Shapella: Pela primeira vez, os validadores puderam sacar o ETH em staking da Beacon Chain, após a tão  esperada implementação de atualização Shapella na Rede Ethereum em 12 de abril.

Não houve uma corrida a este resgate e os saques na rede Beacon vêm se mantendo razoavelmente estáveis até o momento. O valor total bloqueado (“TVL”) na Ethereum atingiu US$ 32,1 bilhões, máxima no ano. Ainda é preciso observar como o TVL vai se mover com os novos processos de depósito e saque de ETH em staking. 

Blur lidera: Abril é o terceiro mês consecutivo em que os criadores do Blur receberam mais royalties do que os criadores do OpenSea. O volume de NFTs no Blur continua a exceder o do OpenSea.

NFT desaquece mais: Depois de um início de ano quente, o volume de negócios de NFTs segue caindo gradualmente a quase a metade ao fim de abril. O índice NFT-500 da Nansen também registrou declínio dos preços para coleções cobiçadas.  

Os negócios de venture capital cripto: As empresas de venture capital investiram US$ 2,4 bilhões em empresas cripto no primeiro trimestre de 2023, o valor mais baixo desde 2020.

Ao mesmo tempo, em um viés mais positivo, o número de negócios fechados aumentou nos primeiros três meses do ano, liderados por acordos envolvendo empresas iniciantes (pré-seed), que foram responsáveis pela maior parte desse crescimento.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.