Bitcoin (BTC)

A Lightning Network pode resolver os problemas de escalabilidade do Bitcoin?

23 jan 2018, 15:46 - atualizado em 23 jan 2018, 15:46

À medida que os reguladores globais, as instituições financeiras e os governos lidam com o conceito de moedas digitais, e os operadores e investidores de bitcoincomeçam a enfrentar problemas sistêmicos criados pela ascensão meteórica da criptomoeda em preço e popularidade, os desenvolvedores de software estão agindo, adicionando à blockchain outra camada, conhecida como Lightning Network.

Lightning Network, um desenvolvimento tecnológico considerado como uma solução para o problema de escalabilidade da rede Bitcoin, reduz as tarifas e o tempo de transação. Os autores do white paper do Lightning Network são Joseph Poon e Thaddeus Dryja. A especificação do protocolo Lightning foi lançada em dezembro de 2017 e há relatórios de que o ‘Lightning Charge’, um sistema de processamento de micro pagamento construído em cima da Lightning Network, desenvolvido e alimentado por uma empresa baseada em San Francisco, chamado Blockstream, foi ao ar em 18 de janeiro de 2018, embora de acordo com a empresa, “toda a rede Lightning ainda está em fase de teste”. Espera-se que com o Lightning Charge seja mais fácil criar aplicativos para a Lightning Network.

Como funciona?

Um breve resumo da Lightning Network, no site da rede, dá algumas informações:

“Os recursos são colocados em um endereço de “canal” multi-assinatura bitcoin de duas partes. Esse canal é representado como uma entrada no registro público do bitcoin. Para gastar recursos do canal, ambas as partes devem concordar com o novo saldo. O saldo atual é armazenado como a transação mais recente, assinada por ambas as partes, gastando no endereço do canal. Para fazer um pagamento, ambas as partes assinam uma nova transação de saída de despesa no endereço do canal. Todas as transações de saída antigas são então invalidadas.

“A Lightning Network não requer cooperação da contraparte para sair do canal. Ambas as partes têm a opção de fechar o canal unilateralmente, encerrando seu relacionamento. Uma vez que todas as partes têm vários canais multi-assinatura, com muitos usuários diferentes nesta rede, pode-se enviar um pagamento a qualquer outra pessoa através desta rede “.

Testemunhando o Darwinismo em ação

Várias pessoas já compartilharam, via redes sociais, suas experiências usando a Lightning Network. O CoinTelegraph relata que a primeira transação física pode ter sido concluída na Lighting Network.

Um usuário do Reddit, / u / btc_throwaway1337, até comprou um roteador VPN através de um canal de pagamento fornecido pelo TorGuard, um VPN anônimo e um provedor de serviços de proxy que anteriormente twitou sua aceitação da Lightning Network.

Mike Landau, um desenvolvedor, twitou sobre a sua empolgação em relação ao uso e velocidade de transação:

Radloff explica que a Lightning Network foi projetada para criar uma camada de pagamento mais barata e rápida para o bitcoin. A parte interessante é que o Bitcoin (a rede, não a moeda) e outros protocolos estão começando a desenvolver camadas, em que diferentes utilidades e funcionalidades podem evoluir para além dos pagamentos. Ele observa:

“Isto é análogo ao modo como a Internet desenvolveu uma camada de aplicação, possibilitando ferramentas (como o Skype) para tornar a World Wide Web mais útil para todos nós.

Ainda é cedo demais para dizer exatamente como isso afetará o preço. No entanto, se a lightning network ganhar força entre os usuários, a utilidade e funcionalidade do bitcoin aumentarão, o que, em troca, impulsará uma maior demanda por bitcoins “.

Mas a Lightning Network pode não ser a solução definitiva para todos os problemas de escalabilidade do bitcoin. Sam Brooks, líder da Blockchain no Havven, uma rede de pagamentos descentralizada, enfatiza que a rede apenas solucionará parcialmente os problemas. No entanto, se essa última implementação tecnológica também se confirmar, os investidores podem esperar uma explosão do bitcoin, pelo menos por um curto período de tempo:

“Enquanto a lightning (state channels) é uma tecnologia chave de escalonamento de blockchain e certamente melhorará o rendimento das transações em determinadas circunstâncias, isso só irá resolver parcialmente os desafios de escalabilidade do bitcoin. Mas, como em qualquer anúncio positivo para o bitcoin, pode resultar em um aumento de preços em curto prazo “.

Lembre-se da visão de Satoshi …

Referindo-se ao documento original lançado pelo desconhecido criador do bitcoin (alguns acreditam em criadores), chamado de Satoshi Nakamoto, o Dr. Jiangang Wu, diretor de desenvolvimento da FUSION Foundation, uma empresa pública de blockchain que está desenvolvendo o que chamam de plataforma criptofinanceira, nos lembra da visão de Satoshi e descreve a Lightning Network como uma tecnologia de conexão. Ele diz:

“Para melhorar a eficiência do bitcoin e perceber o ideal de Satoshi Nakamoto de “um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer” ou melhorar a interoperabilidade das blockchains, a Lightning Network usa criativamente canais para viablizar pequenos pagamentos, os forks tentam promover [o] ecossistema do bitcoin, experimentando [com] várias novas tecnologias e tecnologias sidechain estão tentando realizar transações atômicas ou conectar duas blockchains”.

Wu acredita que estas são ótimas tentativas. Ele conclui que a “tecnologia sidechain” está evoluindo muito rapidamente. Na verdade, esse é claramente o modo em que o universo das criptomoedas se movimenta – à velocidade da luz.

Embora todas as melhorias ao blockchain básico sejam uma vitória para os campeões das criptomoedas, a Lightning Network ainda está na sua infância. E ainda não foi comprovada no grande mercado. No entanto, ele sinaliza uma grande vontade entre adeptos da criptomoeda para continuar a melhorar a classe de ativos e, em particular, melhorar as capacidades do bitcoin e, sem dúvida, sua longevidade.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.