BusinessTimes

Light (LIGT3) recruta ex-Tok&Stok para o cargo de CEO

13 jul 2022, 8:43 - atualizado em 13 jul 2022, 8:43
Light
Novo presidente fundou e foi CEO da Equatorial Energia de 2004 a 2007. (Imagem: Reprodução/ Site da Light)

A Light (LIGT3) informou nesta quarta-feira (13) que o conselho aprovou Octávio Lopes para o cargo de CEO, após a renúncia de Raimundo Nonato no último dia 30.

A saída de Nonato empurrou as ações da empresa para uma queda acumulada de mais de 30% no último mês, em um sinalização de que o mercado via o executivo como uma “espinha dorsal” para a tese de melhoria da empresa, como definiu a Genial Investimentos.

A Light tem, no curto prazo, dificuldade para crescer o consumo, altos investimentos e tem de lidar com o impacto do aumento na taxa de juros. 

Lopes, o novo CEO, estava na presidência da varejista de casa e decoração Tok&Stok desde setembro 2020, onde liderou a transformação digital da companhia.

O executivo fundou e foi CEO da Equatorial Energia de 2004 a 2007. Durante seu mandato, foi responsável pela bem-sucedida reestruturação financeira e operacional de sua principal subsidiária, a Cemar, e seu IPO em 2006.

Entre 2012 e 2017, Lopes foi CEO da Magnesita Refratários e de sua sucessora Magnesita International, tendo liderado a fusão da Magnesita com a RHI, a integração das duas empresas e o IPO na Bolsa de Valores de Londres da companhia combinada.

O executivo é formado em economia pela Universidade de São Paulo e possui um MBA pela Wharton School na Universidade da Pensilvânia, da qual é membro do Executive Board for Latin America desde 2008.

Veja o documento divulgado pela Light

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.