Light, Cemar e Celpa compram energia renovável em leilão com deságio de 30,8%
As distribuidoras Light (LIGT3), Cemar e Celpa (CELP3) foram compradoras de energia renovável em leilão A-3 nesta quinta-feira, que registrou deságio no preço médio de 30,8%, para 165 reais por MWh, de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O leilão, que prevê início da entrega de energia em janeiro de 2024, movimentou 3,08 bilhões de reais e contratou projetos eólicos, pequenas centrais hidrelétricas, solares e de geração com biomassa de cana-de-açúcar.
Os projetos eólicos tiveram potência contratada de 251,7 MW, empreendimentos estes que demandarão investimentos de cerca de 1 bilhão de reais.
Além disso, o certame negociou projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), com potência contratada de 35,25 MW, que demandarão investimentos de 242,7 milhões de reais.
Projetos solares tiveram contratação de potência de 169,3 MW, com investimentos de 619 milhões de reais, enquanto usinas de biomassa de cana tiveram contratação de 91,14 MW, com investimentos de 314 milhões de reais.
Cemar e Celpa, do grupo Equatorial (EQTL3), e Light já tinham sido compradoras de leilão de energia existente, ao final de junho.