Liga UFC lançará “fan token” em parceria com Chiliz no próximo mês
A UFC, liga de artes mistas marciais, lançará um “fan token” em junho. Após um ano de parceria com a Chiliz, uma plataforma de blockchain com foco em esportes, as duas empresas emitirão o $UFC no blockchain da Chiliz.
Chiliz e sua plataforma Socios.com focaram, primeiramente, em times europeus de futebol, permitindo que esses emitissem seus próprios fan tokens.
Esse tipo de token é usado por torcedores em contagens de votos para decisões do clube e funciona como uma forma de receita adicional aos times. Agora, isso também será possível para o UFC.
O token $UFC dará a seus detentores acesso a recompensas VIP, promoções exclusivas, fórums de discussão e direito a voto. Tokens semelhantes já são usados por times de futebol, como o FC Barcelona e o Manchester City.
“UFC tem mais de 625 milhões de fãs em todo o mundo, e os “fan tokens” são um jeito único de conectar as duas partes por meio de um produto envolvente e autêntico que aproxima os fãs ao UFC e dá a eles influência, ao mesmo tempo em que os recompensa por sua paixão ao esporte”, disse Tracey Bleczinski, vice-presidente global sênior de produtos ao consumidor da UFC.
O lançamento acontecerá como uma tentativa da Chiliz e da Socios.com de expandirem seus serviços para além da Europa. A Chiliz se comprometeu em focar para levar “fan tokens” aos Estados Unidos neste ano, destinando no mínimo US$ 50 milhões para projetos no país.
Esse projeto específico foi resultado de uma parceria anunciada em 2020, que permite a detentores do token nativo da Chiliz, o $CHZ, receber ofertas exclusivas do UFC.
Na época, a liga de artes mistas marciais disse que iria explorar aplicações em blockchain que pudessem ajudar no crescimento da marca UFC.
Na semana passada, a Chiliz anunciou uma parceria semelhante com o time New Jersey Devils, da Liga Nacional de Hóquei (NHL).
Apesar de esse contrato ser, atualmente, somente um parceria de marketing, o time também está explorando como as aplicações em blockchain podem auxiliar na expansão da marca do clube.