Lifelong Learning: o que é, dicas e a importância dele para a sua carreira
O Lifelong Learning é, em linha gerais, uma perspectiva de evolução do conhecimento ao longo da vida em que não se tem nenhuma barreira física para que o profissional obtenha o conhecimento necessário para seu crescimento. Assim, as competências individuais precisam estar alinhadas num contexto de mercado de modo que o futuro profissional seja desenhado de forma ampla e a aprendizagem de algo novo possa acontecer em qualquer ambiente, inclusive em uma conversa.
Pensando nisso, o Mackenzie Soluções, área de negócios do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), realizará, no dia 17 de fevereiro, às 9h, o webinar Lifelong Learning: A Tecnologia como meio para o Desenvolvimento do Potencial Competitivo. O evento é gratuito e é necessário se inscrever pelo link para participar.
O superintendente do Centro de Educação a Distância (CEDaD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Carlos Netto, que também participa do evento, conversou com exclusividade para o Money Times sobre a importância do Lifelong Learning.
Para Netto, o Lifelong Learning, ou seja, essa ideia do constante aprendizado pautado nas mudanças que ocorrem no mundo e que são independentes da nossa vontade, tem sua importância diretamente ligada a mudanças que vão nos impactar e é preciso dialogar com elas, pois não somos agentes passivos, nós podemos intervir no rumo dessas mudanças na nossa vida e no contexto das empresas. Ele afirma, “ninguém muda nada sozinho a gente muda em coletividade, nós mudamos em rede nós ganhamos potência na rede”.
O especialista sugere, para quem quer aplicar essa competência profissional na prática, o investimento em educação formal ou também na informal. Ele ressalta a importância do plano de desenvolvimento profissional para auxiliar nas escolhas de cursos e atividades, visto que existem múltiplas formas de aprendizado e, nesse sentido, a universidade oferece método que é muito importante hoje como reforça o superintendente.
Carlos ainda defende a importância do Lifelong Learning para a liderança: “desconheço liderança sem repertório. É muito importante que o indivíduo, sujeito, profissional exerça uma liderança no grupo de trabalho e essa liderança vem do repertório que faça sentido para o outro e que constrói valor”.
Além disso, Netto dá como dicas o uso e manutenção de uma visão estratégica baseada no conhecimento constante e da autocrítica como ferramenta de melhora. Nesse sentido, para ele, estrategista é aquele que consegue antecipar o futuro, saber para qual rumo as coisas estão caminhando, quais são as tendências. Com isso, o profissional tem essas noções como instrumentais que o ajudam a dialogar com as mudanças do nosso tempo.
Já, a autocrítica, para o especialista, é a capacidade de identificar as fragilidades e os pontos que precisam ser aprimorados. “Isso é um dos maiores atributos de um profissional, essa capacidade crítica consigo em relação aos pontos fortes e os pontos a desenvolver”, conclui Carlos.
Alinhado a isso, o evento Lifelong Learning: A Tecnologia como meio para o Desenvolvimento do Potencial Competitivo discutirá como o uso da tecnologia para cursos síncronos e assíncronos abrevia o tempo para a obtenção do conhecimento e permite que o produto esteja onde o profissional também esteja, sem barreiras, a não ser a própria disponibilidade do interessado.
O painel contará também com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM, Felipe Chiarello; o Diretor Geral da Robert Half para América do Sul, Fernando Montovani; a diretora de Recursos Humanos LATAM na Hershey’s, Ana Costa; e as professoras da UPM, Andrea Deis e Jamille Barbosa Pereira.