Líderes mulheres ganham 19% menos homens nos mesmos cargos, diz Catho
As mulheres que ocupam cargos de liderança recebem, na média, um salário 19% mais baixo do que os homens nas mesmas posições, segundo uma pesquisa da Catho. Além disso, elas continuam sendo minoria nos altos escalões das empresas: apenas 39,5% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.
A disparidade é ainda mais gritante, quando se lembra que profissionais do sexo feminino estão se qualificando mais que os do sexo masculino. De acordo com a Catho, as mulheres já representam 56% do total de pessoas com pós-graduação, especialização ou MBA no Brasil. Elas também já formam o maior contingente de profissionais com ensino universitário – 52% do total.
Apesar de tudo isso, as mulheres chegam a ganhar 43% menos em relação aos homens com a mesma formação acadêmica.
“Os números são preocupantes, por isso, prezamos pela equidade salarial e quanto mais empresas aderirem a esse movimento, mais rápido poderemos alcançar igualdade dentro do mundo corporativo”, declara Patrícia Suzuki, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Catho.
Ainda segundo a pesquisa, os únicos cargos em que as mulheres ganham mais do que indivíduos do gênero masculino são os de auxiliar e assistente, nos quais elas ganham 3% a mais.