Líder supremo do Irã critica EUA por crise na Ucrânia
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta terça-feira que a guerra na Ucrânia deveria parar e acusou o “regime similar à máfia” dos Estados Unidos de criar o conflito.
A Rússia, cujas tropas invadiram a Ucrânia semana passada, é uma parceira estratégica do Irã, alvo de sanções do Ocidente há anos. Enquanto Teerã e Washington são inimigos há décadas, Irã e Rússia aprofundaram seus laços e são aliados no conflito na Síria.
“O regime dos EUA cria crises, vive de crises e se alimenta de várias crises no mundo. A Ucrânia é outra vítima dessa política”, disse Khamenei em um discurso pela televisão.
“Na minha visão, a Ucrânia é vítima de crises inventadas pelos Estados Unidos”, disse. “Há duas missões a serem aprendidas aqui. Estados que dependem de apoio dos EUA e potências ocidentais precisam saber que não podem confiar nesses países”.
Khamenei criticou Washington e outras nações ocidentais com negociações atingindo um momento crítico em Viena entre Irã e potências mundiais para reviver o acordo nuclear de 2015.