CryptoTimes

Lições que o capital de risco pode ensinar aos investidores de IEOs

01 dez 2019, 9:00 - atualizado em 31 maio 2020, 12:54
IEOs são uma forma de investimento inicial disponível para investidores de varejo (Imagem: NewsBTC)

A explosão de IEOs (ofertas iniciais de exchange) pode ser visto no contexto do amplo capital de risco e do espaço do capital privado. Startups de blockchain confiáveis usam IEOs para fortalecer o financiamento de capital de risco.

Em vez de comprar o capital de uma empresa, uma IEO permite aos investidores varejistas investirem na possível utilidade de uma empresa por meio de seu token. Nesse contexto, projetos com um produto existente que fornece utilidade real de token são mais atrativos.

Siga o dinheiro inteligente

O ambiente das taxas de juros baixas e negativas distorceu os mercados de crédito. Muitos títulos, em vez de oferecer o “porto seguro” tradicional de juro livre de risco, foram invertidos para investidores atuais, com risco livre de juros.

Isso desestruturou a valoração de ativos e os modelos de risco, explodiu as bolhas nos mercados de crédito e de ações e expandiu a procura dos gestores e empresas de fundos por rendimento para lugares mais diversos, em especial o capital privado e o capital de risco.

Os rendimentos futuros implícitos para ações são insignificantes e, para muitos títulos, são até negativos. Em vez de buscar por ganhos em capital ou crédito, agora esses investidores estão visando ganhar liquidez em seus rendimentos.

Essa estratégia de seguir o “dinheiro inteligente” pode ser utilizada mesmo ao fazer a gestão do seu próprio portfólio.

Quais lições podem ser aprendidas do capital de risco para obter risco de liquidez e de gestão? (Imagem: Pixabay)

O papel das IEOs no estágio inicial de financiamento

É importante destacar o papel das IEOs no contexto amplo do capital de risco. Como as ICOs (ofertas iniciais de moeda), são uma forma de financiamento coletivo, mas muitos projetos de blockchain já garantiram capital de risco ou financiamento para a empresa.

Nesse sentido, IEOs são uma complementação ao capital de risco, pois oferecem ao público uma chance de investir na utilidade de uma empresa privada em vez de em sua ação.

Normalmente, a empresa de capital de risco vai comprar o capital de uma empresa em vez dos tokens e as quantias levantadas nas rodadas privadas de financiamento tendem a ser maiores do que uma IEO pública.

Até agora, a maioria do financiamento privado veio nos estágios iniciais das empresas de tecnologia de capital de risco, como Andreessen-Horowitz, Outlier Ventures e Union Square Ventures.

Isso pode preparar as empresas para investimento com capital privado (grandes empresas, como fundos de pensão e indivíduos com alto poder aquisitivo), que normalmente conquistam uma empresa antes de levá-la a público.

Ao investir em uma IEO, não é importante apenas pesquisar sobre a equipe por trás do projeto, mas também acompanhar a atividade dos investidores que entram e saem do projeto. A qualidade do fundo de investimento ou dos investidores pode ser um risco para os projetos de cripto.

Diversificação de portfólio é a estratégia mais recomendada para quem não quer correr riscos de perder o seu investimento (Imagem: Pixabay)

IEOs para diversificação de portfólio

Se alguém possui um portfólio de ativos que abrange mercados tradicionais (títulos, dívidas, commodities e ETFs), é importante considerar o quão diversificado o portfólio realmente é. Todos os mercados se tornaram tão interdependentes e correlacionados que o risco sistêmico pode se espalhar facilmente.

Capitalistas de risco aceitam o risco de liquidez zero nos primeiros estágios de uma empresa em retorno de uma classe de ativos que não é correlaciona e possui um rendimento histórico maior do que ações ou títulos.

IEOs são uma forma híbrida de um investimento inicial na utilidade de um produto de uma startup, com o benefício de ter liquidez de mercado secundário imediata. Um capital de risco controla o risco de falência de um ou mais dos seus investimentos em startups.

De acordo com uma estimativa da Harvard Business School, três em cada quatro startups americanas vão falir. Ao diversificar pequenas quantidades em uma gama maior [de ativos] e ficar na média quando o projeto atingir certos marcos, os capitais de risco podem estender o risco de forma apropriada.

Considerações ao investir em um ativo de IEO

(Imagem: Traduzido a partir da tabela fornecida pela Brave New Coin)

Aqueles que negociam ou investem em qualquer criptoativos ou em qualquer classe de ativos estão negociando liquidez.

Detentores de bitcoin a longo prazo acreditam que o preço dos ativos vai aumentar com a adoção do ativo pelos primeiros investidores à grande maioria que entrou cedo no projeto, trazendo mais liquidez ao longo do tempo.

Investir em uma IEO é mais uma negociação de bonificação de liquidez do que qualquer outra classe de criptoativos.

O token BNB da Binance é um exemplo de token negociado na própria plataforma (Imagem: Asia Token Fund)

Um token de IEO bem-sucedido se torna mais líquido toda vez que é listado em uma nova corretora ou quando um novo par negociado é acrescentado — essa é uma maneira de acompanhar seu progresso.

Quase todas as IEOs começam a ser negociadas contra o token nativo da própria corretora como, por exemplo, o binance coin (BNB) na Binance e, gradativamente, mais mercados são acrescentados.

Os pares de negociação mais desejados são bitcoin e ether, stablecoins e as principais moedas fiduciárias, como o dólar, o iene, a libra, o euro e o won. Ter acesso aos mercados fiduciários dá mais utilidade para um token fora da esfera cripto.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bravenewcoin@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar