Libra se estabiliza após golpe no acordo Brexit, dólar em baixa pré Fed
A libra está abrindo a terça-feira em um patamar mais firme depois de perder quase 1% em relação ao dólar e ao euro no último surto de volatilidade relacionada ao Brexit.
A libra esterlina caiu depois que o plano da primeira-ministra Theresa May de forçar um novo voto em seu acordo de retirada da União Européia ter sido anulado por razões processuais pelo presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow.
“O que o orador Bercow fez tornou muito mais provável que não entregássemos o Brexit”, disse Nadhim Zadawi, ministro júnior do Brexit, à BBC na segunda-feira.
Mas, ao mesmo tempo, os defensores de um “não-acordo Brexit” também acreditam que a ação da Bercow tornou mais provável que o Reino Unido deixe a UE no final da próxima semana sem nenhum regime de transição, tornando-o efetivamente impossível para May pedir uma breve prorrogação da UE para o prazo de 29 de março em uma cúpula no final desta semana.
O drama continua a ofuscar e distorcer os números econômicos que saem do Reino Unido, mas a libra esterlina ainda pode reagir à revisão do mercado de trabalho mensal, às 06h30. Qualquer aumento na taxa de crescimento dos salários – que já está em seu ritmo mais rápido em uma década – aumentará a probabilidade de um aumento da taxa de juros do Banco da Inglaterra se o país conseguir evitar um acordo sem Brexit.
Às 04h00 (horário de Brasília), a libra estava em 1,3274 contra o dólar, tendo caído abaixo de 1,32 pela primeira vez em quase uma semana após o anúncio de Bercow. Contra o euro, ele havia se recuperado menos e estava em 1,1695, menos de um quarto de centavo de baixa na segunda-feira.
O dólar ainda está caindo à frente da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, sigla em inglês), que começará na terça-feira e termina na quarta-feira. Uma avalanche de dados econômicos fracos levou os rendimentos do Tesouro de 10 anosa 4 pontos base de seus mínimos para 2019, reduzindo a atratividade do dólar.
O índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais divisas, estava experimentando novas mínimas de seis semanas a 95,86.
Durante a noite, ele tinha caído um pouco mais baixo contra o iene, mas ganhou contra o dólar australiano, enquanto outro conjunto de dados mercado imobiliário na Austrália aumentou o pessimismo sobre as perspectivas econômicas locais.