Moedas

Libra levemente em baixa enquanto May prepara 3ª votação do Brexit

15 mar 2019, 9:09 - atualizado em 15 mar 2019, 9:09
Moeda britânica demonstra uma não confiança na terceira proposta de Brexit (Money Times)

Por Investing.com

A libra esterlina estava levemente em baixa em relação ao dólar e ao euro nesta sexta-feira na sessão da Europa, consolidando os ganhos desta semana, enquanto o mercado faz um balanço de alguns dias tumultuados no processo do Brexit.

Carteira Money Times: O Consenso do Mercado na sua Mão

A primeira-ministra Theresa May está se preparando para pedir aos legisladores que votem pela terceira vez em sua proposta de acordo de retirada com a UE, já foi derrotada duas vezes, informou a BBC na sexta-feira. May tentará convencer os brexistas obstinados em seu próprio partido que – já que não há maioria no parlamento por deixar sem um acordo de transição – o acordo que ela assinou com a UE é a melhor opção para eles.

Garanta um método eficaz para gerar renda adicional periodicamente

O governo de May manteve o controle por pouco sobre o processo Brexit durante a rodada de votação de quarta-feira, derrotando por apenas três votos uma moção que teria permitido que o parlamento assumisse o controle. Assim, a maioria dos analistas acredita que o acordo da primeira-ministra – ou uma versão menos elaborada dele – é o resultado mais provável, mesmo que venha com um pequeno atraso.

Um Brexit sem acordo ainda é a opção padrão, legalmente falando, o que significa que esse risco de cauda ainda existe, a menos que a UE mude sua posição. Neste cenário, a libra esterlina deve terminar a semana em torno de 1,2% acima do euro e mais de 2% acima do dólar.

Às 5h00, par GBP/USD estava em 1,3226, abaixo de 0,1%, enquanto o par GBP/EUR estava em 1,1675, em queda de 0,3%. O índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais divisas, recuava 0,2%, para 96,605.

Durante a noite, o iene mal havia se movido após o Banco do Japão ter rebaixado suas perspectivas para a economia japonesa este ano, mas não anunciou novas medidas de estímulo para apoiá-la. O par USD/JPY permanecia pouco alterado em 111,67.

O apetite pelo risco também foi prejudicado pelos comentários do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, de que a cúpula proposta entre os presidentes dos EUA e da China, Donald Trump e Xi Jinping não serão realizados pelo menos, antes de abril. Mesmo assim, tanto o dólar australiano como o dólar neo-zelandês se fortaleceram ligeiramente.

Leia mais sobre: