Finanças Pessoais

Liberdade financeira: Guia para investidores conquistarem, segundo Rodrigo Cohen

08 mar 2023, 6:10 - atualizado em 08 mar 2023, 7:45
Rodrigo Cohen
Liberdade financeira depende de um planejamento detalhado, separando custo de vida mensal e renda passiva, explica o analista Rodrigo Cohen. (Imagem: Divulgação)

Um das maiores metas de boa parte da população atual é a tão sonhada liberdade financeira.

Dados do Banco Mundial apontam que apenas 1% da população econômica ativa do Brasil alcança essa independência, visto por muitos como apenas um sonho impossível.

Entretanto, segundo o analista CNPI Rodrigo Cohen, existem formas de transformar essas metas financeiras em realidade.

Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O primeiro passo é fazer o cálculo do custo de vida mensal, somando todas as despesas existentes, sendo elas fixas, como aluguel, ou variáveis, como supermercado, lazer e transporte.

Após isso, é preciso fazer um levantamento de toda renda passiva atual que se tenha, lembrando que renda passiva é todo o valor recebido sem que se trabalhe por isso.

Como último passo dessa primeira parte, a diferença entre custo de vida mensal e renda passiva precisa ser calculada, com o intuito de saber quanto ainda se falta para a liberdade financeira ser alcançada.

Agora, após saber se a liberdade financeira já foi ou não alcançada, existe a necessidade de se traçar um plano para que essa meta se torne real.

Um planejamento detalhado com o intuito de aumentar a quantidade do montante recebido deve ter uma versatilidade e sempre ser pensado na aquisição de ativos com baixo risco e boa rentabilidade, tendo em vista que o objetivo é que essas novas aquisições rendam bons valores, e com isso, se possa estar cada vez mais perto da independência financeira.

Por mais que a liberdade financeira pareça fantasiosa ou que por diversas vezes aparente estar muito distante do mundo real, essa possibilidade é muito mais plausível do que se imagina, mesmo ainda sendo pouco usada devido à falta de conhecimentos de muitos sobre os locais em que se devem investir.

O futuro sempre será construído no presente, com base no que se viveu no passado, pensando nisso, é ideal começar a construir um futuro tranquilo no atual presente.