Carteira Recomendada

Levantamento mostra que carteiras recomendadas não superaram Ibovespa em abril; confira o ranking

09 maio 2024, 18:44 - atualizado em 09 maio 2024, 18:44
carteiras recomendadas levantamento
Ibovespa fechou no negativo com queda de 1,7% n0 período. (Imagem: Getty Images/ Canva Pro)

Abril foi um mês bastante duro para investidores da renda variável. As tradicionais carteiras recomendadas mensais dos bancos e corretoras caíram juntamente com a performance do Ibovespa, que despencou 1,7% n0 período.

De acordo com um levantamento da Grana Capital, que analisou oito carteiras diferentes, nenhum dos portfólios conseguiram bater o seu índice de referência no mês.

O período foi marcado principalmente pelo mau humor dos mercados após os dados da economia americana apontarem para um cenário ainda resiliente, além da escalada dos conflitos geopolíticos e a deterioração do fiscal brasileira no médio e longo prazo.

O levantamento mostra que a carteira Top 10 da Ágora teve as menores perdas (-3,04%) com a ajuda de ações que mostraram valorização: Petrobras PN (+12,47%), JBS (+9,02%), Vale (+4,04%) e Weg (+3,53%). Mas insuficiente para compensar as perdas com: Usiminas PNA (-20,98%), Localiza (-10,33%), Itaú (-9,43%), Suzano (-8,63%), Copel PNB (-5,51%) e Sabesp (-4,58%).

Ainda de acordo com a Grana, entre os papéis indicados pelas corretoras, dez deles apresentaram perdas expressivas em abril que comprometeram a performance dos diferentes portfólios:

Já na ponta outra ponta do ranking, a carteira Top 10 da XP Investimentos registrou desvalorização nos 10 ativos selecionados, com destaque para as perdas expressivas com Gerdau e Grupo Mateus.

“Os dados do levantamento não permitem concluir (e nem é esse o intuito) quais são as melhores equipes de análise ou carteiras recomendadas”, ressalta a Grana Capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o ranking

Instituição Variação no mês de abril
Ibovespa -1,70%
Ágora -3,04%
Genial -3,13%
BB Investimentos -3,13%
Santander -4,88%
BTG -5,05%
Itaú -6,75%
Guide -7,75%
XP -8,06%

Metodologia utilizada pela Grana Capital

O aplicativo Grana Capital coleta as carteiras recomendadas no início de cada mês e acompanha o desempenho dos mesmos papéis até o último dia útil do referido mês. O ranking considera as carteiras das principais corretoras de varejo conforme informações da B3, do ranking de instituições financeiras do Tesouro Direto, e da base de dados do aplicativo Grana.

Em abril de 2024, as corretoras Caixa, Clear, Inter, Modalmais, Nubank, Rico e Toro não divulgaram carteiras publicamente ao mercado e ficaram de fora do ranking. O levantamento final contou com 8 instituições: Ágora Investimentos, BB Investimentos, BTG Pactual, Genial, Guide, Itaú, Santander e XP Investimentos.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.