Leilão de imóveis: 4 dicas para o sonho da casa própria não virar um pesadelo
A casa própria segue como objeto de desejo entre os brasileiros, mostra pesquisa do Quinto Andar em parceria com o Datafolha. Segundo o estudo, 87% dos entrevistados concordam com a frase “um dos meus sonhos é ter uma casa própria”.
Neste cenário, o leilão pode ser uma oportunidade para comprar uma casa ou apartamento com preços atrativos, uma vez que os imóveis ofertados em leilões têm, em média, 43% de desconto em relação ao valor de mercado, de acordo com levantamento realizado pelo BTG Pactual com a proptech Resale.
A pesquisa revelou também que o preço médio das unidades é de R$ 112 mil e que as casas representam a maior parte dos imóveis leiloados no país (68%).
Apesar das vantagens, adquirir um imóvel por meio de um leilão requer alguns cuidados – como em qualquer operação financeira.
Para esclarecer o que é preciso analisar antes de participar de um leilão, o Money Times separou quatro dicas da especialista em Direito imobiliário e técnica em avaliação de imóveis Isabella Peracchi. Confira:
1. Localização do imóvel
É preciso definir qual é o seu objetivo na compra do imóvel, se é para locação ou compra e venda. “É a localização que determina a velocidade da locação ou venda do imóvel posteriormente”, diz Isabella.
2. Analise os documentos
Analisar todas as informações presentes no edital, laudo de avaliação e matrícula são imprescindíveis. E claro, verificar se o imóvel ofertado está alinhado com as suas necessidades.
3. Calcule os gastos envolvidos
O valor do lance não é o valor final do imóvel, já que você ainda pode ter eventuais despesas. “Avalie todos os custos extras e verifique qual será o seu custo total para aquisição do bem. Isso vai te livrar de muitas dores de cabeça posteriores”, alerta a especialista.
4. Saiba seu valor de mercado
Um bom caminho para saber se o imóvel está abaixo do valor de mercado é pesquisar o valor médio de imóveis semelhantes ao que está sendo leiloado.
Siga o Money Times no Instagram!