Leilão de galpões do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo terá documentação registrada em blockchain
A tecnologia que deu origem as criptomoedas agora também auxiliará na autenticação e registro de leilões. Ao menos é o que pretende fazer a InspireIP, empresa de tecnologia em blockchain a desenvolver um sistema completo para propriedade intelectual no Brasil.
Agora, a empresa utilizará essa infraestrutura tecnológica no leilão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), o primeiro do país com documentos integralmente registrados em blockchain.
O leilão ofertará dez galpões pertencentes ao TCE-SP e será realizado exclusivamente pelo site oficial da Nordeste Leilões.
Todos os documentos do processo — edital, laudos, fotos, anexos, retificações e toda a trilha de alterações — foram registrados em blockchain, garantindo carimbo digital de data e hora e assegurando a integridade e a autenticidade das informações.
“A adoção do blockchain em processos de leilão público representa um salto de transparência para um setor historicamente vulnerável a fraudes e disputas documentais”, afirma Arthur Nunes, leiloeiro oficial da Nordeste Leilões.
“No leilão do TCE-SP, inauguramos um modelo em que nenhum arquivo pode ser alterado sem deixar rastro. Isso dá ao comprador, ao órgão público e ao próprio leiloeiro uma prova técnica incontestável. É um novo patamar de confiança para o mercado”.
Como funciona o processo de autenticação via blockchain
A blockchain nada mais é do que um “livro registro” digital. Para ser mais claro, é um sistema de armazenamento de informações como uma caixa de vidro inviolável: é possível ver as informações contidas ali, mas sem alternar nenhuma delas.
A vantagem desse sistema é justamente essa: ser auditável e imutável, o que garante alguma segurança e checagem de informações.
Paralelamente a isso, o setor de leilões enfrenta hoje um ambiente deteriorado pelo avanço de sites falsos, editais adulterados, disputas por alterações não registradas e dificuldade de comprovação da integridade de documentos. Nesse contexto, a camada de prova técnica oferecida pela InspireIP responde a uma demanda crescente por controle, governança documental e conformidade pública.