Leilões

Leilão de energia A-4 contrata 29 projetos de geração, com deságio de 9,36%

27 maio 2022, 12:26 - atualizado em 27 maio 2022, 12:26
Ao todo, 29 projetos levaram contratos no certame, somando uma potência total de 948 MW (Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol)

O leilão de energia nova “A-4“, realizado nesta sexta-feira, contratou 237,5 megawatts (MW) médios, ao preço médio de 258,16 reais por megawatt-hora, deságio médio de 9,36% em relação ao preço máximo determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ao todo, 29 projetos levaram contratos no certame, somando uma potência total de 948 MW e investimentos da ordem de 7 bilhões de reais.

Segundo informações disponibilizadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), compraram energia no certame as distribuidoras Cemig (CMIG3; CMIG4), Coelba (CEEB3; CEEB5), da Neoenergia (NEOE3), e Light (LIGT3).

Entre os vencedores, estão 18 empreendimentos hidrelétricos de pequeno porte (PCHs e CGHs), quatro usinas eólicas, cinco usinas solares e duas termelétricas a biomassa.

Os projetos que conquistaram contratos de energia no leilão deverão iniciar o suprimento em 1º de janeiro de 2026. Os prazos contratuais são diferentes para cada fonte de geração.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!