Setor Elétrico

Leilão de desestatização da CEEE-G terá preço mínimo de R$ 836,9 milhões

08 jul 2022, 19:49 - atualizado em 08 jul 2022, 19:49
Energia Elétrica Conta de luz
A elétrica responde por 1.270,7 MW de potência outorgada, cerca de 13,3% do total do Estado do Rio Grande do Sul (Imagem: Pixabay/Projekt_Kaffeebart)

O edital de desestatização da Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE-G) foi publicado nesta sexta-feira com valor mínimo de alienação da totalidade das ações detidas pelo Rio Grande do Sul de 836,9 milhões de reais, informou o BNDES.

A entrega de propostas e o leilão estão previstos, respectivamente, para os dias 26 e 29 de julho, na B3, em São Paulo, segundo o banco de fomento, que participa do processo.

A elétrica responde por 1.270,7 MW de potência outorgada, cerca de 13,3% do total do Estado do Rio Grande do Sul.

Após uma primeira tentativa de leilão, ocorrida em março de 2022, os estudos técnicos foram atualizados e aprovados nas instâncias de governança apropriadas, disse o banco.

O Estado do Rio Grande do Sul detém cerca de 66,23% do capital social da CEEE-G.

A sociedade de economia mista possui 15 usinas próprias com potência outorgada de cerca de 990 MW, assim como diversas participações em empreendimentos de geração de energia elétrica por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPEs) e consórcios.

Segundo nota do BNDES, com a privatização, será outorgado um novo contrato de concessão com prazo de 30 anos de vigência e, a partir de 2023, haverá o processo de descotização das usinas que atualmente operam no regime de cotas de garantia física, possibilitando a comercialização da energia livremente no mercado.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar