Leilão da Receita Federal tem diamantes, smartphones e bolsas disponíveis; veja como participar
No próximo dia 30, em São Paulo, acontecerá mais um Leilão da Receita Federal de mercadorias apreendidas ou abandonadas. No total, serão 203 lotes e entre os itens disponíveis estão bolsas, notebooks, smartphones, instrumentos musicais, câmeras fotográficas, artigos esportivos, relógios, joias e diamantes.
Além disso, estarão disponíveis ferramentas, equipamentos industriais, automóveis de passeio, carretas, caminhões, partes e peças para veículos de corrida.
De acordo com a Receita, o leilão será feito de forma eletrônica e é destinado para pessoas físicas e jurídicas. O período para recebimento de propostas começará às 9h (horário de Brasília) do dia 23 até as 20h do dia 27 de janeiro. A sessão para lances está prevista para às 10h do dia 30.
- LEIA TAMBÉM: Ricardo Vieira, João Piccioni e Bruno Lima estão entre os convidados do evento “Onde Investir em 2025” – retire o ingresso gratuito aqui
Os lotes estarão disponíveis para visitação mediante agendamento, em dias de expediente normal, de 20 a 24 de janeiro, nas cidades de São Paulo, Santos, Guarulhos, Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo. Os endereços e horários para visitação e demais informações estão indicadas no edital do leilão.
Como funcionará o Leilão da Receita?
Os lances precisam ser feitos para lotes fechados, ou seja, um conjunto de itens. Os lotes mais baratos custam a partir de R$ 100 e contém um PlayStation 5 cada. Já o lote mais caro custa R$ 1,4 milhão e possui uma máquina para balanceamento de rodas e medição de excentricidade.
As pessoas interessadas terão 30 dias para retirar os lotes arrematados. É importante destacar que os bens arrematados por pessoas físicas não podem ser vendidos. No mais, a Receita Federal também alerta que os contribuintes tomem cuidado para não cair em golpes.
“A Receita Federal alerta para a realização de transmissões ao vivo (lives) fraudulentas que simulam leilões de mercadorias apreendidas em plataformas de compartilhamento de vídeos na internet”, afirmou o Fisco em nota oficial.
A participação nos leilões é feita exclusivamente pelo serviço “Sistema de Leilão Eletrônico”, acessado via Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), mediante o uso de identidades digitais da conta GOV.BR.
O pagamento das mercadorias é feito por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros.
Como participar do Leilão da Receita?
Para participar do leilão, indicando um lance, a pessoa interessada deve seguir os passos:
- Entre os dias 23 e 27 de janeiro, nos horários estabelecidos pela Receita, acessar o Sistema de Leilão Eletrônico por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);
- Selecionar o edital do leilão em questão, de número 0800100/000007/2024 – SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DA 8° REGIÃO FISCAL;
- Escolher o lote e clicar em “incluir proposta”;
- Aceitar os termos e condições apresentados pelo site da Receita;
- Incluir o valor proposto — que deve, necessariamente, ser maior do que o valor mínimo estabelecido pela Receita, e salvar.
Para mais informações sobre o leilão, basta acessar o site da Receita Federal.