Cidades

Lei Seca: São Paulo iniciará megaoperações diárias a partir de segunda (18); entenda

17 set 2023, 8:00 - atualizado em 15 set 2023, 16:55
Lei Seca, São Paulo
A Semana Nacional de Trânsito começa na segunda-feira (18), com ações diárias até a segunda-feira do dia 25 de setembro. (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Na segunda-feira (18), inicia-se a Semana Nacional de Trânsito, que consiste em uma megaoperação de fiscalização com etilômetros (bafômetros) no estado de São Paulo.

A ação promete ser grandiosa e será organizada pelo Detran (Departamento de Trânsito) paulista em conjunto com polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Segundo o órgão, 18 superintendências do Detran realizarão as operações no estado diariamente até o dia 25 de setembro.

As ações serão reforçadas na sexta-feira (22) e no sábado (23), visando uma concentração em horários de chegada e saída, em regiões com maior número de bares e baladas.

Além desse foco, mais de 40 operações também estão programadas para se posicionar em locais com um alto índice de acidentes de trânsito nos oito dias de ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei Seca: O que acontece se o motorista for parado em uma blitz?

Quando o motorista é parado por uma blitz, ele tem o direito de fazer ou não o exame do etilômetro. Mas deixar de soprar o bafômetro não tira a possibilidade de receber uma multa de R$ 2.934,70 e nem o livra da suspensão de 12 meses da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Aos motoristas que realizam o teste e têm até 0,33% miligramas de álcool por litro de ar expelido, eles eventualmente estão suscetíveis às punições.

Se no período de 12 meses o ato for reincidente, o motorista terá a pena dobrada, recebendo uma multa de R$ 5.869,40 de multa e uma cassação de sua CNH.

Quem é pego pela blitz da Lei Seca  ou outras infrações de trânsito pode apresentar recursos que sejam possíveis de se isentar das penalidades.

* Com informações da Folha de S.P.