Legisladores russos preparam lei com foco na indústria de mineração de bitcoin
O líder legislativo da Rússia pediu ao novo grupo de trabalho que foque em criptomoedas, com atenção especial à indústria local de mineração de bitcoin (BTC), que está apresentando rápido crescimento.
Ontem (11), Vyacheslav Volodin, presidente da Duma Estatal, solicitou que seu vice, Aleksei Gordeyev, criasse um grupo intercomitê sobre criptomoedas, a ser liderado por Andrey Lugavoy, que apresentou a questão diante da sessão do plenário de ontem.
Lugavoy é o líder do Comitê de Segurança e Controle de Corrupção, algo que é central para sua pressão por maiores controles sobre a indústria de mineração cripto.
Desde a proibição geral da China quanto a cripto, os Estados Unidos, o Cazaquistão e a Rússia assumiram o pódio como os maiores contribuintes para a taxa de hashes da rede Bitcoin.
Embora Lugavoy tenha proposto a legalização da mineração cripto na Rússia, que, atualmente, ocupa uma “área nebulosa” em relação à legalização do setor, ele também se opôs ao fato de mineradores cripto russos não declararem impostos sobre seus ganhos, o qual ele indicou que sejam de US$ 2 bilhões por ano.
O líder do Comitê também disse que já tem uma legislação preparada para solucionar esses problemas, mas não indicou quando irá apresentá-la à Duma Estatal.
À medida que a indústria de mineração cripto cresce na Rússia, mais entidades oficiais estão demonstrando interesse.
Recentemente, reguladores russos estavam considerando a proposta de gigantes da indústria de petróleo e gás sobre a permissão de minerar cripto a partir de gás desperdiçado.
Essas ponderações parecem acelerar a consideração de uma lei pendente há tempos sobre pagamentos e negociação de cripto no país.