‘Leap Day’: A superstição de Wall Street sobre 29 de fevereiro
O dia 29 de fevereiro, também conhecido como “Leap Day”, nos Estados Unidos, vem com uma superstição de azar para o mercado. De acordo com dados da S&P 500 e Dow Jones Industrial Avarege, ambos os índices têm um menor desempenho nesse dia adicional do ano. Os dados vêm, desde 1952 a 2016, mostrando a variação destas ações.
Nos últimos anos bissextos, o dia adicional do ano trouxe 31% das vezes de alta ao S&P 500 (comparando aos outros dias do ano, que está em 52%). Já a Dow Jones, a alta é em 38% das vezes (53% em outros dias do ano).
- LEIA MAIS: Investimento em BDRs permite buscar lucros dolarizados com ações gringas, sem sair da bolsa brasileira – veja os 10 melhores papéis para comprar agora
Porém, isso não passa de uma superstição. Segundo o Market Watch, é apenas “um grão de sal”, significando que são poucos os dados para se basear. Desde 1952, houve apenas 13 dias 29 (em 2020, caiu em um sábado), não sendo o suficiente para atender os critérios das estatísticas gerais.
De qualquer forma, Matthew Weller (chefe global de pesquisa da City Index e Forex.com), argumenta que vale a pena ficar atento a um possível índice mais baixo que o comum.