AgroTimes

LDC e Brado realizam primeira movimentação de trem com carga exclusiva

27 dez 2021, 12:39 - atualizado em 27 dez 2021, 12:39
Com 104 contêineres, o comboio de vagões percorreu cerca de 1.500 quilômetros de trilhos entre o terminal de Rondonópolis (MT) e a cidade de Cubatão (SP), onde foram distribuídos em terminais portuários de Santos (SP) com destino à China (Imagem: Youtube/LDC)

A Louis Dreyfus Company (LDC), empresa global do agronegócio, a Brado, especializada em logística multimodal, e o armador CMA CGM, acabam de realizar a primeira movimentação de um trem carregado exclusivamente com algodão em pluma do Brasil.

Com 104 contêineres, o comboio de vagões percorreu cerca de 1.500 quilômetros de trilhos entre o terminal de Rondonópolis (MT) e a cidade de Cubatão (SP), onde foram distribuídos em terminais portuários de Santos (SP) com destino à China.

O diretor executivo de Algodão, Grãos & Oleaginosas, Região North Latam da LDC, Henrique Snitcovski, disse em nota que a companhia trabalha “constantemente no desenvolvimento de parcerias-chave para maximizar volumes, minimizar possíveis gargalos e promover iniciativas inovadoras e sustentáveis que contribuam para a promoção da imagem do algodão brasileiro nos principais mercados consumidores”.

“A Brado desenvolveu um terminal multimodal com uma estrutura altamente eficiente e exclusiva para garantir a movimentação dos fardos de pluma de algodão com conexão direta para ferrovia”, comentou Vinicius Cordeiro, gerente executivo Comercial da Brado. “Com esta operação inédita, proporcionamos uma solução inovadora e com ESG. Nela, o nível de segurança entre sinistros e avarias é altíssimo e as emissões ferroviárias são quase sete vezes menores do que as rodoviárias. Assim, estamos trazendo novas alternativas à cultura sustentável do algodão.”