Layoffs em tecnologia: Demissões em massa estimulam profissionais de TI a buscarem freelancers
As demissões em massa, também chamadas de layoffs, estão fazendo com que os profissionais de tecnologia busquem outras alternativas para ter certa estabilidade profissional.
A startup Bossabox, que conta com mais de 33 mil profissionais de tecnologia cadastrados, observou que a procura de freelancers cresceu 24% na plataforma. O movimento foi visto após demissões em big techs e em outras empresas ligadas à área.
Com cada vez mais avanços no segmento, incertezas se estabelecem em torno do mercado de trabalho sobre qual o tamanho do risco que a tecnologia apresenta não somente para os profissionais de TI, mas para as demais carreiras também.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Layoffs em tecnologia: Demissões acabaram?
Conforme noticiou o Seu Dinheiro, os cortes em tecnologia em 2023 estão prestes a superar o ano de 2021, que foi considerado o pior ano em termos de demissões.
As informações vieram do relatório Challenger, da companhia de recolocação Challenger, Gray & Christmas. O estudo mostrou que de janeiro até agora, o número de layoffs superou a marca de 270 mil, o que mostra um avanço de 396% em relação ao mesmo período de 2022.
Em março, as empresas demitiram 89.703 funcionários, o que implica uma alta de 15% em relação a fevereiro. Andrew Challenger, vice-presidente sênior da companhia, diz que o movimento provavelmente deve continuar.
“Com os aumentos das taxas continuando e os custos das empresas reinando, as demissões em larga escala que estamos vendo provavelmente continuarão”.