Lavoro faz acordo para adquirir controle de distribuidora de insumos agrícolas no RS
A distribuidora de insumos agrícolas Lavoro anunciou nesta segunda-feira acordo para aquisição do controle acionário da Referência Agroinsumos, o que marca a entrada da companhia no varejo do Rio Grande do Sul, de acordo com comunicado.
A operação faz parte da estratégia de expansão da Lavoro e é a primeira anunciada após a listagem das suas ações na Nasdaq, concretizada em 1º de março de 2023, depois da conclusão da combinação de negócios com o TPB Acquisition Corporation I.
- Entre para o Telegram do Agro Times!
Acesse as notícias do mundo agronegócio em tempo real. Clique aqui e faça parte!
“É um grande negócio, que fortalece ainda mais nossa marca e presença no Brasil“, disse o CEO da Lavoro, Ruy Cunha, sobre a aquisição do controle da Referência Agroinsumos.
A Lavoro já atuava no Rio Grande do Sul através das redistribuidoras Casa Trevo e CATR, que atendem as revendas. Com Referência Agroinsumos, a empresa terá agora um canal direto com o agricultor gaúcho.
A distribuidora cresceu cerca de 43% ao ano nos últimos quatro anos, abrindo sete unidades no Estado e apresentando uma receita líquida de aproximadamente 300 milhões de reais no exercício fiscal de 2022.
A Referência Agroinsumos conta com nove pontos de distribuição e atua nas cidades de Bagé, São Sepé, Rosário do Sul, Pelotas, Alegrete, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Giruá e Dom Pedrito.
Alessandro Mainardi, Homero Quadros e Laôni Zancan, sócios fundadores da distribuidora gaúcha, permanecerão no negócio após a conclusão da transação. Detalhes do negócio não foram anunciados.
“Temos grandes planos de expansão para a Referência nos próximos anos, visando o fortalecimento do portfólio da empresa”, acrescentou o CEO da Lavoro.
A implementação do negócio está sujeita a condições precedentes usuais em transações desta natureza, incluindo a aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A Lavoro tem crescido fortemente nos últimos anos, muito por um plano agressivo de aquisições/fusões para abocanhar um mercado em forte crescimento. Foram mais de 20 acordos realizados desde 2017.