Larissa Manoela: Com qual idade você pode assumir seu patrimônio?
A atriz Larissa Manoela, de 22 anos, decidiu abrir mão de seu patrimônio de R$ 18 milhões após desavenças com seus pais. Em 18 anos de carreira, eram seus pais Silvana e Gilberto quem administravam os bens da atriz.
Legalmente, a partir dos 18 anos ou de uma emancipação, a pessoa é apta praticar atos da vida civil, de acordo com o Código Civil. Entre esses atos estão a assinatura de documentos.
Até os 15 anos, as crianças e os adolescentes são considerados incapazes pela lei. Dessa forma, não podem fazer nada sem a representação dos pais ou responsáveis legais.
Em entrevista ao Fantástico, Larissa Manoela relatou que após os 18 anos entendeu que “era o mínimo saber um pouco do meu negócio, do que eu estava provendo durante todos esses anos”.
A atriz relatou o rompimento com os pais após divergências em relação à administração de sua carreira e seu patrimônio.
Larissa afirma que recebia uma mesada e não tinha acesso ao seu patrimônio. “Qualquer tipo de pagamento, fosse uma passagem aérea, a compra de algo mais supérfluo, eu tinha que pedir autorização”, revela.
Em uma conversa com seu pai em novembro de 2022, a atriz pede dinheiro em um áudio. “Pai, você consegue fazer uma transferência para minha conta para eu pagar um milho, um sorvete, um mate aqui na praia, por favor?”, diz Larissa.
- Mercado Livre (MELI34) declara guerra aos concorrentes e chama atenção dos analistas: É hora de comprar as ações da gigante do e-commerce? Veja quais são as oportunidades no Giro do Mercado, é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Emancipação
Larissa Manoela era emancipada desde seus 16 anos, idade permitida pela lei. O processo antecipa a maioridade civil e pode ser feita dos 16 aos 18 anos.
No entanto, ainda com a emancipação, os pais da atriz que administravam sua carreira e seu dinheiro. A emancipação dá autonomia para o controle da vida pessoal, para assinatura de contratos, compra de imóveis, entre outros.
No entanto, atos como dirigir, ingerir bebidas alcoólicas e fumar, por exemplo, ainda são proibidos.