Lara Resende concorda com Lula: Selic em 13,75% está ‘profundamente errada’; entenda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou um nome de peso em seu cabo de guerra com o Banco Central. O economista e um dos “pais” do Plano Real André Lara Resende concorda que a taxa Selic está muito alta.
Nas últimas semanas, Lula vem criticando a autonomia do Banco Central e a política monetária adotada de manter a taxa básica de juros em um patamar elevado por muito tempo.
“A taxa de juros básica hoje de 13,75% está correta? Na minha opinião, não, está profundamente errada. Assim como acho que a taxa muito baixa, abaixo de 3% também estava errada”, disse o economista em entrevista ao Canal Livre, da TV Bandeirantes.
Para Lara Resende, o mercado financeiro não deve sofrer mudanças bruscas de direção, sendo que a condução da política monetária deve ser suave, com direcionamento e previsibilidade.
Além disso, ele destacou que, todos os países avançados têm taxas de juros real –a taxa nominal reduzida à taxa de inflação – negativa. O Brasil tem uma das maiores taxas de juros real do mundo, em torno de 8,5%.
“Faz sentido nesse contexto você ter uma taxa de juros que há dois anos nesse nível? Claramente não. Os objetivos do Banco Central são o controle da inflação, a estabilidade do sistema financeira e a garantia do pleno emprego. Obviamente essa taxa de juros de 13,75%, é incompatível com esses objetivos. Ela está errada”, disse.
Brasil rumo à recessão
O economista, recém nomeado para a Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES, também destacou que a Selic alta, combinada com os balanços negativos dos bancos, pode colocar o Brasil em uma recessão.
“O fato de que tivemos quebras no varejo leva os bancos a retrair drasticamente o crédito. Assim, você agrava o processo de desaquecimento da economia e coloca o país em uma possível recessão muito séria”, disse.
Confira a entrevista de André Lara Resende na íntegra
*Com transmissão da TV Bandeirantes