Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Lançamento do livro escrito por Charles Gave & Louis-Vincent Gave

Opinião - 24/03/2019 - 15:25

Por Marink Martins, do MyVOL e autor da newsletter Global Pass

Os últimos dias têm sido agitados. Não só pela derrocada no mercado, mas também por um desafio fascinante que trouxe para minha vida: traduzir o recém-lançado livro – The Clash of Empires – escrito pela dupla Louis-Vincent Gave e Charles Gave que tanto inspiram o trabalho desenvolvido aqui no MyVOL.

Veja outras publicações de Marink Martins – Clique Aqui

Continua depois da publicidade

Na obra a dupla explora a tese de uma mudança de paradigma na qual o dólar, aos poucos, começa a perder relevância e abrir espaço para o surgimento de novas zonas monetárias. Dentre inúmeras razões para tal movimento, destaque para uma postura intervencionista norte-americana que, desde os ataques de 11/9, passou a se intrometer em todas as operações financeiras denominadas em dólares realizadas ao redor do mundo.

Em particular, uma multa bilionária imposta ao banco francês BNP por fazer negócios no Sudão – país que sofre sanções norte-americanas – pode ter se revelado como um ponto de inflexão nesta trajetória do dólar como única detentora do status de moeda de reserva global.

Marink Martins e Louis-Vincent Gave em SP, 2018

Engana-se quem pensa que os autores estão prevendo que o dólar irá rapidamente, ou mesmo em um futuro próximo, deixar de ser a principal moeda de reserva global.

A ideia transmitida neste que é um livro de fácil leitura, com somente 139 páginas, é de apresentar as bases para uma transição na qual os diversos bancos centrais passam a ter incentivos claros para uma maior diversificação de suas reservas. E isso, por si só, traz inúmeras consequências no que diz respeito aos ciclos econômicos e a precificação de ativos globais.

O livro está disponível na Amazon norte-americana por US$20. Com alguma paciência, você terá em alguns dias uma versão em português traduzida por mim. Agora se você ficou bastante interessado no assunto, te convido a participar do evento gratuito que irei promover nesta próxima terça-feira, dia 26/3, as 18:30, no Espaço Paulista, em São Paulo. Para mais informações sobre como se inscrever, clique aqui.

Leia mais sobre: Inversa, Marink Martins, Opinião
Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você