BusinessTimes

Lamborghini pode ser próxima marca de luxo da Volks a fazer IPO

07 nov 2022, 10:19 - atualizado em 07 nov 2022, 10:19
Stephan Winkelmann, Lamborghini
“Estamos trabalhando nisso com outras agências para criar clareza”, disse Winkelmann (Imagem: Bloomberg)

A Porsche não é a única marca de supercarros da Volkswagen que se preparava discretamente para uma oferta pública inicial de ações.

A montadora italiana de carros de luxo Lamborghini vem desenvolvendo uma estratégia de como se apresentar aos investidores desde muito antes de a Volkswagen pedir que cada uma de suas marcas apresentasse propostas de IPO, segundo o CEO da unidade Stephan Winkelmann.

“Estamos trabalhando nisso com outras agências para criar clareza”, disse Winkelmann.

“Como marca, fazemos isso há muito tempo, para mostrar o valor que temos.”

A Porsche se tornou a montadora mais valiosa da Europa no mês passado, quando seu valor de mercado ultrapassou o da Volkswagen uma semana após seu IPO em Frankfurt.

A estreia da fabricante do 911 foi uma jogada ousada em um mercado que estava praticamente fechado para grandes ofertas durante a maior parte do ano.

O CEO da Volks, Oliver Blume, disse que vê IPOs como uma forma de liberar mais valor das marcas do grupo que também incluem Audi e Bentley.

“Um exercício de IPO é exatamente o que você faz para mostrar ao público o quão sólido você é e o que está em andamento para o futuro”, disse Winkelmann.

“Temos uma história e uma estratégia claras para isso.”

A Audi, que supervisiona as marcas premium da VW, disse no mês passado que não há planos concretos para um IPO da Lamborghini.

Um impulso anterior para possivelmente fazer um spin-off da montadora e da marca de motocicletas Ducati esbarrou em oposição dos líderes trabalhistas.

Mesmo assim, o recente aumento nos lucro da Lamborghini — incluindo uma margem operacional de 31,9% no primeiro semestre deste ano — a torna um caso sólido para uma abertura de capital, disse Michael Dean, analista da Bloomberg Intelligence.

“Um IPO é algo que pode acontecer nos próximos 18 meses, dependendo das condições do mercado”, disse Dean.

“Uma avaliação de € 15 bilhões é totalmente justificável e pode ser ainda maior, dadas as métricas de margens.”

As entregas da Lamborghini aumentaram 8% para 7.430 veículos nos primeiros nove meses do ano.

O lucro operacional subiu 69% para € 570 milhões (US$ 567 milhões).

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar