Laís Costa: Nenhuma vaga
Antônio estava atrasado para uma reunião inadiável.
Saíra um pouco mais cedo de casa, mas não o suficiente para uma sexta-feira pós-feriado.
Não que o trânsito não fosse de fato um gargalo, mas não seria possível entrar na sala de reunião argumentando sobre um “cisne negro”, algo completamente imprevisível e que não teria como ter sido incorporado nas suas estimativas daquela manhã tão importante.
Enfim conseguira passar pelo último semáforo e chegara ao quarteirão desejado. Mas ao passar em frente ao prédio, mais uma “surpresa”: não havia nenhuma vaga de estacionamento.
Decidiu dar uma volta.
Na segunda tentativa, novamente, nenhuma vaga.
Nada indicava que algum daqueles carros parados de ambos os lados da rua sairiam tão cedo.
Deveria ter se precavido. Era só o que passava por sua mente. Agora aguardava um milagre.
Antônio pouco se lembrava das lições religiosas que sua avó o havia ensinado quando criança, mas, a ansiedade e o nervosismo começaram a tomar conta, então, decidiu orar desesperadamente por uma vaga.
Prometeu até voltar a frequentar os cultos, caso seu pedido fosse milagrosamente atendido.
Ao virar a esquina, lá estava!
Prontamente, Antônio fechou os olhos e cancelou o pedido: “Senhor, não precisa mais, já achei!”
É possível que você já tenha ouvido uma história como essa.
No mundo dos investimentos, também não é raro ver pessoas que não se preparam para os diversos ciclos de mercado, se desesperam e buscam milagres.
Se pensarmos em uma alocação de longo prazo, como é o caso do seu dinheiro em previdência, existem alguns pontos que precisam, invariavelmente, estar incorporados nas suas estimativas.
Um bom exemplo é a proteção contra a inflação.
Parece óbvio que o investidor brasileiro precisa se preocupar com a inflação no longo prazo, afinal, não é necessário ter vivido nos anos 70-80, como um cidadão americano, para ter sentido na pele a destruição do seu poder de compra mês após mês.
A verdade, contudo, é que ter uma alocação em inflação longa – classe com o maior retorno histórico no Brasil –, ainda é exceção. E ainda há quem não concorde que essa classe de ativos seja adequada para a sua previdência.
Ouso discordar.
Na mesma linha, é imprescindível ter alocação em moedas fortes.
Um dos efeitos da diferença de inflação entre os países é sentido justamente pela variação da taxa de câmbio. Por isso, é importante manter parte do seu patrimônio investido em moedas fortes e se proteger contra a desvalorização cambial.
Além disso, investir em ativos globais traz um diferencial de descorrelação para o seu portfólio.
Atualmente, é possível ter até 20% de exposição cambial em fundos de previdência para o investidor geral. Essa foi uma mudança recente de regulação que garantiu também uma maior aderência dos fundos de previdência às estratégias originais dos fundos da indústria brasileira.
A maior liberdade de alocação global não deve ser apenas comemorada. Deve ser algo a ser explorado, ao máximo, pelo investidor.
Concentrando esses e outros fatores que consideramos indispensáveis, surge a Nova SuperPrevidência, que estará disponível para todos os investidores a partir da próxima terça-feira (21).
Se você ainda não sabe do que se trata, nós do time Os Melhores Fundos de Investimento, disponibilizamos gratuitamente um relatório que você pode acessar neste link. Nele destacamos as cinco classes e estilos de gestão que vão além do óbvio para uma alocação robusta para o longuíssimo prazo.
Na próxima terça também disponibilizaremos um relatório completo com a análise de todos os fundos e estratégias que compõem o FoF Nova SuperPrevidência da Vitreo.
Com toda a profundidade de análise e transparência de sempre, vamos detalhar todos os pontos que fazem desse veículo a alocação mais eficiente para a sua previdência.
Não espere por um milagre para a sua previdência e se prepare desde já para garantir sua vaga na semana que vem.
Um abraço,
Laís
Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!