AgroTimes

La Niña novamente pode favorecer a ocorrência de geadas em Mato Grosso do Sul

21 jan 2022, 11:11 - atualizado em 21 jan 2022, 11:51
Geadas
Probabilidade de ocorrer geadas no Mato Grosso do Sul em junho de 2022 é de 75%, segundo Embrapa (Imagem: Pixabay/Peggychoucair)

A Embrapa, por meio do seu sistema de previsão de geadas, alerta para o alto risco de ocorrer geada no mês de junho de 2022 em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul, o que pode gerar impactos nas lavouras.

A instituição de pesquisa salienta que essa probabilidade é de 75%, podendo acontecer sob qualquer intensidade, desde fraca até forte.

O fenômeno La Niña se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano pacífico equatorial. Quando isso acontece, dadas as fortes interações que existem entre o oceano e a atmosfera, as condições climáticas mundiais passam a ser influenciadas por essa realidade momentânea.

Desde o segundo trimestre  de 2020 este resfriamento está acontecendo, demonstrando ser um resfriamento prolongado.

No contexto do sistema de previsão de geadas da Embrapa, a ocorrência de dois trimestres com anomalias de temperatura que superam – 0,5 ºC já é suficiente para caracterizar a ocorrência de La Niña.

Analisando-se o histórico climático da região sul de Mato Grosso do Sul em relação às outras vezes que esse fenômeno aconteceu, sempre em anos de La Niña ocorreu frio intenso no mês de junho, com temperaturas chegando abaixo de 6 ºC e na maioria das vezes abaixo de 4 ºC, caracterizando condição favorável a geadas.

Com informações da Embrapa