Kremlin se diz preocupado com “completa falta de entendimento” dos EUA sobre Putin

Indicações de autoridades dos Estados Unidos de que assessores do presidente Vladimir Putin têm medo de lhe contar verdades incômodas sobre a campanha militar da Rússia na Ucrânia mostram o quão pouco eles entendem sobre Putin ou o governo russo, disse o Kremlin nesta quinta-feira.
A Casa Branca e autoridades europeias disseram na quarta-feira que acreditam que Putin foi enganado por conselheiros que estavam com muito medo de lhe dizer sobre o desempenho ruim da Rússia no conflito na Ucrânia ou o quanto as sanções ocidentais atingiram a Rússia.
“Para nosso pesar –e, de fato, isso provavelmente causa nossa preocupação– acontece que nem o Departamento de Estado nem o Pentágono têm informações reais sobre o que está acontecendo no Kremlin”, disse o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, a repórteres.
Os avanços da Rússia foram interrompidos em muitas frentes pela forte resistência das forças ucranianas, e os russos ainda não assumiram o controle de qualquer grande cidade ucraniana, enquanto milhares de soldados e civis foram mortos.
A diretora de Comunicação da Casa Branca, Kate Bedingfield, disse a repórteres que a Rússia cometeu um “erro estratégico” e que a falta de relatos precisos levou a uma “tensão persistente entre Putin e sua liderança militar”.
Mas Peskov rebateu a afirmação.
“Eles simplesmente não entendem o que acontece no Kremlin, não entendem o presidente Putin, não entendem o mecanismo de tomada de decisões e não entendem a maneira como trabalhamos”, disse ele.
“Isso não é apenas uma pena, mas causa ansiedade. Porque uma completa falta de entendimento deste tipo leva a decisões erradas, a decisões precipitadas que têm consequências muito ruins.”