Internacional

Kremlin elogia proposta de Elon Musk por acordo de paz criticado por Kiev

04 out 2022, 11:25 - atualizado em 04 out 2022, 11:25
Elon Musk
“É muito positivo que alguém como Elon Musk esteja procurando uma saída pacífica para esta situação”, disse o porta-voz do Kremlin (Imagem: Patrick Pleul/Pool via REUTERS)

O Kremlin elogiou o CEO da Tesla (TSLA), Elon Musk, nesta terça-feira por sugerir um possível acordo de paz para encerrar a guerra na Ucrânia, depois que Kiev repreendeu Musk por propor termos que considera favoráveis à Rússia.

“É muito positivo que alguém como Elon Musk esteja procurando uma saída pacífica para esta situação”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres em uma teleconferência.

“Comparado a muitos diplomatas profissionais, Musk ainda está procurando maneiras de alcançar a paz. E alcançar a paz sem cumprir as condições da Rússia é absolutamente impossível”, acrescentou Peskov.

Em uma pesquisa no Twitter publicada na segunda-feira, o executivo da Tesla propôs que a Ucrânia cedesse permanentemente a Crimeia à Rússia, que novos referendos fossem realizados sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (ONU) para determinar o destino do território controlado pela Rússia e que a Ucrânia concordasse com a neutralidade.

Kiev diz que nunca concordará em ceder terras tomadas à força, e referendos legais não podem ser realizados em território ocupado, onde muitas pessoas foram mortas ou expulsas.

Depois que Vladimir Putin anunciou a anexação de quatro províncias ucranianas na semana passada, a Ucrânia disse que está se candidatando para ingressar na Otan e não negociará com a Rússia enquanto Putin for presidente.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, respondeu à proposta de Musk com sua própria enquete no Twitter perguntando: “Qual @elonmusk você gosta mais? Um que apoia a Ucrânia (ou) um que apoia a Rússia”.

Moscou sempre esteve aberta a um fim negociado para o conflito, acrescentou Peskov.

Ele criticou um novo decreto ucraniano, assinado por Zelenskiy nesta terça-feira, que diz que Kiev não negociará diretamente com Putin o fim do conflito.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

reuters@moneytimes.com.br