Kraft Heinz prevê lucro de 2023 abaixo do esperado, pressionado por alta de custos
A Kraft Heinz previu lucro anual abaixo das estimativas de Wall Street nesta quarta-feira, pressionada por impactos da inflação sobre custos e queda de renda de consumidores.
Os volumes de vendas da fabricante do ketchup Heinz caíram 4,8 pontos percentuais no quarto trimestre, prejudicados por uma combinação de aumentos de preços e restrições de oferta.
“Os consumidores estão procurando por refeições convenientes e nutritivas, ao mesmo tempo em que prestam mais atenção ao preço”, disse o presidente-executivo da Kraft Heinz, Miguel Patricio.
A perspectiva para o resultado da companhia contrasta com outros rivais como Mondelez International e Hershey que conseguiram repassar altas de preços de produtos para consumidores sem grandes impactos na demanda.
Enquanto os analistas de Wall Street classificaram a perspectiva da Kraft entre “mista” e “desanimadora”, o analista do Barclays, Andrew Lazar, disse que a previsão da empresa de elevar margens brutas indica que a estratégia de precificação está com melhores condições de alcançar custos.
As ações da Kraft exibiam alta de 0,65% às 13h09 (horário de Brasília).
A companhia estimou um crescimento orgânico de vendas este ano ligeiramente acima das estimativas do mercado.
A Kraft espera lucro anual ajustado entre 2,67 e 2,75 dólares por ação, abaixo da estimativa do mercado de 2,77.