Klabin nova embalagem que mantém qualidade do café
A produtora e exportadora de papéis para embalagens Klabin (KLBN11) desenvolveu uma nova embalagem para café especial. Após a realização de várias pesquisas que duraram dois anos, a empresa chegou a um produto que promete um desempenho superior ao da embalagem tradicional de juta. A ideia foi trazer ao mercado algo que se assemelhasse à embalagem a vácuo, porém, com um investimento menor.
Douglas Dalmasi, diretor de embalagem da Klabin, comenta sobre a pesquisa intensiva realizada em cima do mais novo produto: “Ao longo dos últimos anos a Klabin realizou inúmeros testes para oferecer ao mercado um produto extremamente competitivo, uma inovação que permite maior proteção do produto embalado, promove um salto qualitativo na conservação dos grãos e gera importantes ganhos econômicos para a cadeia”.
As pesquisas revelaram que o saco produzido pela Klabin garante a qualidade dos grãos de café em longos períodos de armazenamento. Depois de um período de 18 meses, viu-se que os cafés especiais alcançaram um nível de pontuação na preservação acima de 82 pontos – sendo 100 o nível máximo -, enquanto que as embalagens a vácuo apresentaram pontuações de, respectivamente, 81 e 73.
A embalagem também consegue ser mais econômica ao mercado quando comparada ao saco à vá cuo. Além de reciclável, o produto é feito a partir de recursos renováveis, com matéria-prima retirada de florestas plantadas e certificadas pela produtora.
Produção
De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a produção do café subiu em média 15% nos últimos anos. Em 2017, foram 8,5 milhões de sacas produzidas. Desse montante, cerca de 7,6 milhões vão para exportação, sendo os principais destinos Estados Unidos, Japão e países da Europa.