Klabin (KLBN11): Subiu demais? Genial rebaixa recomendação à espera de resultados do 1T24
A Genial Investimentos, em relatório dos analistas Igor Guedes, Lucas Bonventi e Rafael Chamadoira, divulgou suas expectativas para a Klabin (KLBN11) à espera dos resultados do primeiro trimestre de 2024 (1T24), rebaixou a ação de “compra” para “manter”, e comentou sobre as comparações com a Suzano (SUZB3).
Para os analistas, os cases entre as empresas são bem diferentes, com a Klabin seguindo tendências de crescimento, menos correlatas com o preço da celulose em si, enquanto a Suzano possui uma tese de investimento voltada para aproveitar mudanças de ciclo de preço da commodity.
- “Preferimos estar concentrados em empresas de alta qualidade de execução”, diz a analista Larissa Quaresma; veja as 10 ações que compõem seu portfólio atual
“Para Suzano, o curto prazo deveria pesar mais para o investidor. Para Klabin, o curto prazo é um pouco mais irrelevante”, afirma a Genial.
Além disso, a constatação é que, apesar de estarem no mesmo setor, a Klabin é mais focada em papel e embalagens, enquanto sua concorrente foca na comercialização de celulose de mercado, especialmente a celulose de fibra curta (BHKP).
As ações KLBN11 recuavam 1,75% às 14h57 desta segunda-feira (22).
Projeto Figueira da Klabin está no radar da Genial
Com os resultados do primeiro trimestre de 2024 no radar, divulgados no dia 25 de abril, a Genial acredita que o papel subiu demais.
A expectativa é de um resultado com leve recuo ante o trimestre anterior na receita e no Ebitda, pensando que os terceiros e quartos trimestres são sazonalmente melhores para negócios de papel e embalagens, o que faz com que uma retração no trimestre já seja esperada.
“Já na base anual, projetamos volumes maiores ao longo de quase todos os componentes do mix de produtos, com exceção de sacos industriais e celulose de fibra curta (BHKP)”, afirma a Genial.
Para os analistas, embora os preços da celulose (BHKP e BSKP) tenham demonstrado tendência de forte recuperação nos últimos meses, ela ainda ficará aquém do preço praticado ao longo do período anterior no ano anterior.
A Genial atribui a melhora no desempenho das ações da Klabin a, entre outros motivos:
- melhora da curva de preço da celulose;
- sinais de progresso do mercado de kraftliner, com anúncios de reajustes para o 2T24;
- projeto Figueira, que contribuiu sozinho para elevar o Target Price 12M em mais R$ 0,30.
O Projeto Figueira prevê a construção de uma nova fábrica de embalagens de papelão ondulado da Klabin em Piracicaba (SP), já em fase final de execução, totalizando um Capex (Despesa de Capital) de aproximadamente R$ 1,6 bilhão.