Klabin (KLBN11) inicia operações da nova unidade de papelão ondulado, o Projeto Figueira
A Klabin (KLBN11) iniciou as operações de sua nova unidade de papelão ondulado, conhecida como Projeto Figueira. Localizada na cidade paulista de Piracicaba, a planta tem capacidade produtiva de 240 mil toneladas por ano e consumirá um investimento bruto total de R$ 1,567 bilhão até 2025.
- Quer receber insights de investimentos diretamente no seu WhatsApp? Entre na comunidade gratuita, clicando aqui.
A unidade de papelão ondulado ocupa uma área de 65 mil metros quadrados, é conta com duas onduladeiras e nove impressoras. Segundo a apresentação institucional do quarto trimestre (4T23), com o início das atividades do Projeto Figueira, a capacidade total de conversão de papelão ondulado da companhia passará para 1,3 milhão de toneladas por ano.
O projeto foi anunciado em julho de 2022. Na época, a empresa já era a maior fabricante de papel ondulado do Brasil, com um crescimento médio anual de 11,3% entre 2016 e 2021 nesse mercado. Na ocasião, a Klabin justificou a decisão de investir no Projeto Figueira, lembrando que o segmento de papelão ondulado “apresenta preços estáveis e resilientes, decorrentes da alta exposição ao setor de alimentos”.
Klabin (KLBN11): Preço do papelão ondulado tem gap no Brasil
A companhia acrescentou, naquele momento, que os preços do papelão ondulado, no Brasil, apresentavam um gap em relação a mercados maduros, como os Estados Unidos e a União Europeia. Além disso, sublinhou que o Brasil “mostra potencial para crescimento, comparado a outras regiões desenvolvidas”, citando que o consumo per capita de papel ondulado, em 2021, era de 19 quilos por brasileiro, ante 60 quilos por pessoa nos Estados Unidos e 71 quilos per capita na Alemanha.
- Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.
No fato relevante divulgado nesta segunda-feira (22), a Klabin agradeceu aos colaboradores e fornecedores que viabilizaram a implantação da nova fábrica, e afirmou que “este Projeto que reforça sua crença no mercado brasileiro, em especial de embalagens de papelão ondulado.”
Veja o fato relevante divulgado pela Klabin (KLBN11) sobre o início das operações do Projeto Figueira:
Veja a apresentação do projeto, feita durante seu lançamento, em julho de 2022: