Klabin ampliará projeto Puma 2, com investimento adicional de R$ 2,6 bi
A Klabin (KLBN11) anunciou nesta quarta-feira que vai instalar uma máquina de papel cartão na segunda fase de construção de sua fábrica no Paraná.
A mudança dos planos, que antes previam a produção de papel kraft, exigirá investimento adicional de 2,6 bilhões de reais no projeto.
A companhia afirmou em fato relevante que as obras para a instalação da máquina de papel cartão terão início imediato.
A previsão de início de produção é o segundo trimestre de 2023.
A empresa afirmou que a máquina será instalada com uma “linha de fibras complementar”.
“A mudança (…) levou em consideração o crescimento esperado para o mercado de cartões, diversificação do mix de produtos; estabilidade histórica do preço de cartões e a consolidação da Klabin como produtor global de cartões”, afirmou a empresa referindo-se a papéis para embalagens de líquidos e embalagens para pacotes de latas e garrafas.
Com a mudança de ideia para a segunda fase, o investimento total do projeto Puma II, como é chamada a fábrica integrada da companhia no Paraná, será de 12,9 bilhões de reais, dos quais 5,8 bilhões já foram desembolsados até o fim do mês passado.
A Klabin disse que o investimento será financiado com resultados próprios, recursos disponíveis em caixa, o que poderá ser complementado com saques de empréstimos contratados.
“Desta forma, não há necessidade de contratação de financiamentos adicionais para o projeto”, afirmou a empresa.
A companhia afirmou ainda que a primeira etapa da fábrica, uma linha de celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel kraftliner e kraftliner branco com capacidade de 450 mil toneladas anuais, deve começar a produção em julho próximo.