Kinder: Ligação entre chocolate e surto de salmonela será investigada por Agência de Saúde Europeia
A Agência de Saúde Europeia irá investigar uma suposta ligação entre o chocolate Kinder e 134 casos suspeitos de salmonela entre crianças. A situação acontece perto da Páscoa e um lote do principal produto da Ferrero está passando por recall.
Os ovos afetados, segundo sites, possuem validade entre 11 de julho e 7 de outubro e foram fabricados no mesmo local. Outros produtos, de acordo com a marca, não foram afetados.
Em nota, o Food Standards Agency (FSA), agência reguladora análoga à Anvisa, pede para que as pessoas evitem comer o chocolate por um tempo indeterminado.
“Sabemos que esses produtos em particular são populares entre crianças pequenas, especialmente quando a Páscoa se aproxima. Por isso pedimos aos pais e responsáveis pelas crianças que verifiquem se algum produto que já está em sua casa é afetado por esse recall”, pede Tina Potter, chefe de incidentes da FSA, em comunicado, segundo o Yahoo Finances.
A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) foi quem identificou a relação entre a doença e o Kinder Surprise. Potter, do FSA, afirmou que “o recall partiu da própria Ferrero”.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com eles e suas autoridades competentes para identificar a causa precisa desse surto. Também estamos trabalhando em estreita colaboração com o Reino Unido e parceiros internacionais, incluindo UKHSA e Food Standards Scotland”, disse ela, segundo o jornal O Globo.
“O surto é caracterizado por uma proporção alta e incomum de crianças hospitalizadas, algumas com sintomas clínicos graves, como diarreia sanguinolenta”, disse o ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças), segundo a Folha de S. Paulo.
A maioria dos casos foi confirmada no Reino Unido, seguido pela França, Irlanda, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suécia e Noruega, de acordo com o ECDC.
Em nota enviada ao Globo, a Ferrero Brasil, produtora do Kinder Ovo no país, afirmou que “o Brasil não está envolvido no recall voluntário de produtos Kinder selecionados fabricados na Bélgica”, uma vez que os produtos citados, por aqui, são fabricados na América do Sul.
Veja a nota completa da Ferrero Brasil sobre o caso
“O Brasil não está envolvido no recall voluntário de produtos Kinder selecionados fabricados na Bélgica. Os produtos Kinder comercializados no Brasil são produzidos na América do Sul.
Em outros países, a Ferrero está cooperando com as autoridades de alimentos sobre uma possível ligação com casos relacionados à salmonella. Embora nenhum de nossos produtos Kinder lançados no mercado tenha testado positivo para salmonela e não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando o caso extremamente a sério.
A segurança alimentar e o atendimento ao consumidor são nossas prioridades e lamentamos esta situação.”
O que é a salmonella?
A salmonela é uma doença causada pelas bactérias salmonella, “um gênero de diferentes tipos de bactérias que contaminam alimentos diversos, como ovos e carnes mal-cozidas e são capazes de causar problemas de saúde diversos nos seres humanos”, segundo a Rede D’Or São Luiz.
A instituição ainda afirma que “a Salmonella adentra o organismo por meio da ingestão de alimentos que estejam contaminados com a bactéria”.
“A Salmonella nos ovos mal-cozidos é muito conhecida, mas poucos sabem que carnes de aves, como o frango e o pato, o leite não pasteurizado e até mesmo a água são passíveis de contaminação pela bactéria. Ela é passada adiante por meio de fezes contaminadas e, por isso, más condições de higiene também contribuem para a propagação da doença”, continua o site.
O São Luiz ainda afirma que “a doença é dividida em salmonelose não tifóide, na qual o paciente fica doente por um determinado período, apesar dos sintomas severos, e são poucas as chances de óbito, e a febre tifóide (causada pela Salmonella typhi), em que o paciente precisa de atendimento médico urgente por conta de elevadas taxas de óbito”.
Entre os sintomas de salmonelose, como cita o São Luiz, estão:
– dor abdominal intensa;
– cólicas;
– náusea;
– vômitos;
– diarreia forte;
– febre moderada;
– calafrios;
– mal-estar;
– perda do apetite;
– emagrecimento;
– fadiga e cansaço.
(Atualizado às 18h15 com a nota à imprensa da Ferrero Brasil.)