Kepler Weber (KEPL3): GPT quer se tornar líder no Brasil por via rápida, vê Citi
O Citi vê a proposta não vinculante para uma potencial combinação de negócios da GPT com a Kepler Weber (KEPL3) como uma demonstração interesse da empresa em se tornar líder de mercado no Brasil por meio de uma “via rápida”.’
Em relatório, o banco disse que a GSI, marca da GPT no Brasil, tem buscado ganho de participação de mercado no país por meio de estratégias de preços e financiamentos aos clientes.
O Citi acrescenta que qualquer negócio privado implicaria um prêmio em relação aos níveis atuais de preços, dado que as ofertas históricas precificaram as ações da Kepler Weber e de seus pares.
- VEJA MAIS: O que os balanços do 3T25 revelam sobre o rumo da bolsa brasileira e quais ações podem surpreender nos próximos meses – confira as análises do BTG Pactual
“Manter a Kepler como empresa pública não parece realista, já que a GPT é controlada por uma empresa de private equity (AIP) que não tem sua operação mais importante pública nos Estados Unidos. A nova empresa em potencial teria a oportunidade de participar de praticamente todos os negócios de silos de grãos no Brasil, otimizando custos e logística”, disseram os analistas.
A GPT, que opera no Brasil sob várias marcas, entre quais a GSI é a mais importante, é a terceira maior do setor no Brasil. Ela tem cerca de 16% de participação de mercado com base no tamanho do setor por receita em armazenamento de grãos (35% para a Kepler Weber, líder de mercado no Brasil).
Para a XP Investimentos, embora o desenvolvimento do acordo permaneça especulativo, o fluxo de notícias pode continuar sustentando um momento positivo para as ações. A KEPL3 tem alta de mais de 30% nas últimas duas semanas.
“Até agora, nenhum valor financeiro foi divulgado, mas se usarmos o deal da aquisição da GPT pela AIP no ano passado como referência, notamos um múltiplo EV/Ebitda pago de 8,3x na época, em comparação com o nível atual de 6,8x da Kepler e o múltiplo EV/Ebitda de 2026 de 5,4x”, apontam Lucas Laghi, Fernanda Urbano e Guilherme Nippes