Federal Reserve

Kashkari diz que está aberto a alta de 0,25 p.p. ou 0,5 p.p. nos juros do Fed

01 mar 2023, 15:09 - atualizado em 01 mar 2023, 15:09
Kashkari
“Acho que meus colegas concordam comigo que o risco de aperto insuficiente é maior do que o risco de aperto excessivo”, disse Kashkari (Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton)

O presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, disse nesta quarta-feira que está “aberto” a uma alta de juros de 25 pontos-base ou 50 pontos-base na próxima reunião do banco central norte-americano, acrescentando que os juros podem precisar subir mais do que o nível de 5,4% que ele pensava em dezembro ser adequado.

“Acho que meus colegas concordam comigo que o risco de aperto insuficiente é maior do que o risco de aperto excessivo”, disse Kashkari em um evento da Sioux Falls Business. Dado que a inflação em dados recentes não recuou como esperado, disse ele, pode ser necessário revisar para cima sua própria trajetória esperada para futuras altas de juros do Fed.

O Fed elevou os juros no ano passado mais rápido do que em qualquer outro momento dos últimos 40 anos para reduzir a inflação alta. As autoridades reduziram esse ritmo em sua reunião mais recente de 31 de janeiro a 1 de fevereiro. Na época, o chair do Fed, Jerome Powell, notou o início de um processo desinflacionário, e o banco central elevou sua taxa apenas em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 4,5% a 4,75%.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Desde então, os dados de inflação ficaram mais fortes do que o esperado, com os preços do índice preferencial do Fed subindo 5,4% em janeiro em relação ao mesmo período do ano anterior, mais rápido do que em dezembro e muito acima da meta de 2% do Fed.

Enquanto isso, o mercado de trabalho tem estado, nas palavras de Kashkari, “quente”, com a taxa de desemprego caindo para 3,4% em janeiro, o menor nível desde 1969.

As autoridades do Fed divulgarão suas próximas previsões para o caminho apropriado da taxa no final de sua próxima reunião, ainda neste mês. Kashkari disse que está inclinado a traçar um caminho para os juros até um ponto final mais alto do que os 5,4% que ele havia previsto anteriormente.