Donda 2: Kanye West é maior do que as plataformas digitais de música?
Kanye West, ou Ye, conforme optou por ser nomeado, lança hoje (22), seu novo álbum, o Donda 2.
O rapper é mundialmente conhecido, tanto pelas suas músicas quanto pelas questões em que se envolve, como a novidade de que o Donda 2 só poderá ser escutado no dispositivo Stem Player.
Em 2021, Kanye West lançou o Stem Player, um dispositivo que lembra um MP3, que toca músicas e permite que sejam remixadas de forma simples.
Após anunciar que seu novo álbum só ficará disponível no Stem, mais de 8 mil unidades foram vendidas em 24 horas, totalizando mais de US$ 2 milhões em receita, conforme afirmou em story no Instagram.
Desafio às plataformas digitais
Segundo o rapper, a decisão foi tomada principalmente para lidar com o sistema das plataformas digitais e o baixo retorno para os artistas, afirmando que hoje artistas recebem apenas 12% do que a indústria ganha.
“É o momento de libertar a música deste sistema opressivo. É o momento de tomar o controle e construirmos o nosso próprio”, afirmou o rapper enquanto divulgava o Stem Player.
Ver essa foto no Instagram
O lançamento do Donda atingiu 100 milhões de reproduções em 24 horas no Spotify, sendo o segundo maior da história, além do álbum mais rápido do artista a atingir um bilhão de streams.
Com isso, é notável a receptividade do público com o trabalho de Ye e o impacto para as plataformas digitais de não ter seu álbum disponível.
Artistas e plataformas digitais
As problemáticas de artistas envolvendo plataformas digitais de streaming e até mesmo questões com gravadoras não são de hoje. O Spotify é um exemplo de plataforma que teve problemas devido ao retorno que os artistas obtêm.
Outro exemplo de ações de artistas, é Taylor Swift, que está regravando seus álbuns para comercializá-los com condições melhores, devido à problemas que teve com sua gravadora.
Dessa forma, a proposta de Kanye West com seu novo lançamento desafia as plataformas digitais de música e pode ser uma ação marcante para o setor.