JV Mineração, integrada por Cosan, começará a produzir em 2025 com 10 mi de toneladas ao ano
A joint venture em mineração integrada pela Cosan (CSAN3)deve começar a produzir no Pará em 2025 com uma capacidade de 10 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano, que deverá ser expandida considerando os grandes recursos minerários na região de Carajás, onde a gigante Vale já atua, disse nesta terça-feira o executivo escolhido para liderar o projeto.
O TUP Porto São Luís S.A, que viabilizou a formação da JV Mineração e está incluído no empreendimento, uma vez que permitirá o escoamento da produção de minério de ferro, poderá exportar mais de 50 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano no futuro, disse Juarez Saliba de Avelar, apontado como o CEO da JV Mineração.
Segundo ele, o objetivo da nova empresa será atender o mercado de minério de ferro com um produto de maior valor agregado, com teor de ferro acima de 67%.
Ele disse ainda que o projeto é viabilizado até mesmo se o preço do minério de ferro cair para 60 dólares a tonelada. Atualmente a commodity vale cerca de 150 dólares por tonelada na China.
Segundo o CEO, os recursos minerais do projeto no Pará, considerando sondagens já feitas, somam de 2 bilhões a 3 bilhões de toneladas.