TST

Justiça nega saque do FGTS com base na pandemia de covid-19

14 jul 2022, 7:26 - atualizado em 14 jul 2022, 7:26
tst
Ministros alegaram que o pagamento prejudicaria a cadeia do FGTS (Tribunal Superior do Trabalho/Flickr)

O Tribunal Superior do Trabalho, em acórdão da 7ª Turma, concluiu que a crise sanitária promovida pela Covid-19 não pode ser equiparada a um desastre natural. Assim, a decisão impede o  saque do FGTS baseado nessa possibilidade.

Uma desempregada almejava a liberação de R$6 mil de sua conta vinculada ao FGTS desde maio de 2020 e chegou a apresentar expedição de alvará judicial junto à Caixa Econômica Federal.

Na Justiça, ela defendeu seu direito ao levantamento do saldo em razão do estado de calamidade pública. A desempregada apontou que o decreto de 2004 autoriza o saque “em casos de necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural”.

No Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região a possibilidade foi negada pela possibilidade de desestabilizar uma cadeia de programas financiados com recursos do FGTS.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!