Eleições

Justiça eleitoral barrou 1790 candidaturas; prazo para julgamentos encerra hoje

12 set 2022, 18:16 - atualizado em 12 set 2022, 18:16
Eleições 2022 fundo partidário
Segunda-feira (12) é o último dia para julgamento de candidaturas das eleições deste ano (Imagem: REUTERS/Bruno Kelly)

Até esta segunda-feira (12), quando termina o prazo para a justiça eleitoral concluir a análise de todas as candidaturas apresentadas pra as eleições deste ano, foram 1790 candidaturas barradas por algum tipo de irregularidade.

Quase metade das candidaturas canceladas foram por abandono, quando o candidato desiste da disputa. Foram 810 casos, ou 47% do total até o momento.

Outros 876, ou 51% dos nomes rejeitados pela justiça, tiveram o pedido de registro negado por não atenderam aos critérios da legislação eleitoral ou apresentaram algum impedimento, incluindo os previstos na Lei da Ficha Limpa.

Embora o prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os pedidos se encerre hoje, incluindo recursos, esse tempo pode ser extrapolado em situações complexas, em que o candidato pode, inclusive, recorrer à Justiça comum para garantir seu nome na urna, nas chamadas candidaturas sub judice.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!