ImóvelTimes

Justiça de SP aceita pedido de recuperação judicial da Nexpe (NEXP3)

15 fev 2023, 18:44 - atualizado em 15 fev 2023, 18:44
Prédios
A Nexpe entrou com o pedido de recuperação judicial nesta semana (Imagem: Pexels)

A Nexpe (NEXP3), ex-Brasil Brokers, informou nesta quarta-feira (15) que a 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central da Comarca de São Paulo aceitou o pedido de recuperação judicial do grupo, formado pela companhia e suas subsidiárias.

A decisão judicial de deferimento determinou, entre outras coisas, a suspensão de todas as ações e execuções atualmente em curso contra o grupo Nexpe pelo prazo de 180 dias, além da apresentação, com prazo de 15 dias, de habilitações e/ou divergências de créditos no âmbito do processo de recuperação judicial.

A empresa também deve apresentar o plano de recuperação judicial do grupo no prazo de 60 dias corridos, a contar da publicação da decisão judicial de deferimento.

A Nexpe entrou com o pedido de recuperação judicial nesta semana, em conjunto com suas subsdiárias Abyara Brokers, Basimóvel Consultoria Imobiliária, Bamberg Imóveis, Global Consultoria Imobiliária, MF Consultoria Imobiliária, Tropical Corretora e Consultoria Imobiliária e Niterói Administradora de Imóveis.

O pedido foi feito em caráter de urgência pelo acionista controlador e pelos sócios quotistas das demais empresas do grupo, em meio a uma série de esforços adotados a fim de diminuir os impactos negativos causados pelas contingências trabalhistas da Nexpe e pela queda do faturamento no mercado imobiliário durante a pandemia de Covid-19.

“A companhia, em conjunto com seus assessores legais e financeiros envidará seus melhores esforços para a condução da Recuperação Judicial a fim de que a transitória crise financeira enfrentada pela companhia e pelas demais empresas do Grupo Nexpe seja superada o mais rápido possível”, disse a Nexpe, no comunicado divulgado ontem de manhã.

Como resposta do mercado, as ações da Nexpe desabaram mais de 40% no pregão desta terça, mas voltaram a subir hoje, em movimento de correção.

O anúncio da Nexpe ocorre após a falência da Livraria Cultura e a detecção de um rombo contábil de R$ 20 bilhões nos resultados da Americanas (AMER3) que levou a varejista a entrar com um pedido de recuperação judicial.