Juros rotativos chegam a 445,7% ao ano; veja os planos do governo para mudar isso
O Banco Central divulgou as suas estatísticas monetárias e de crédito. De acordo com o documento, os juros rotativos do cartão de crédito subiram 8,7 pontos percentuais em julho, chegando a 445,7% ao ano.
No último dado divulgado, em junho, a taxa era de 437,0%. Já no mesmo período do ano passado, os juros estava em 394,93%.
Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que pretende limitar os juros rotativos do cartão de crédito em 100%. O setor bancário tem até 90 dias para apresentar outra alternativa.
A proposta estabelece que o valor da dívida com juros rotativos não pode ser maior que a dívida principal, além das pessoas poderem solicitar a portabilidade da dívida do cartão de crédito para outras instituições.
- Via (VIIA3) despenca em agosto: O que está acontecendo com a varejista? É hora de fugir das ações? Veja qual é a recomendação no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
Juros: Quais são as propostas discutidas pelos bancos até então?
As discussões no setor bancário giram em torno de quatro opções para que ambos os lados (bancos e população) não saiam prejudicados. São elas: