‘Juros mais baixos possíveis’: Campos Neto revela planos para 2024
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou sobre as perspectivas para o ano de 2024, o último dele no comando do BC, e disse que lutará por um patamar de juros mais baixo possível. As falas vieram durante entrevista de Campos Neto à Miriam Leitão, na noite de ontem (27), na GloboNews.
Campos Neto relembrou as diversas vezes em que as projeções e análises econômicas para inflação, crédito, crescimento e dados de emprego foram errôneas.
“É difícil falar em 2024 sem pelo menos colocar em perspectiva que as análises econômicas têm errado muito ultimamente”, disse o presidente da autarquia.
- As melhores e as piores ações de 2023: Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão na lista? Confira no Giro do Mercado desta quinta-feira (28) e prepare sua carteira para o próximo ano, é só clicar aqui:
Para o ano de 2024 em que finalizará seu trabalho no BC, Campos Neto tem uma visão positiva para o ano. “Tem muita coisa que eu gostaria de consolidar aqui, é importante entregar a inflação na meta, e juros o mais baixo possível”, destacou.
O presidente do Banco Central também falou sobre as críticas que recebeu durante este ano do governo, principalmente, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A taxa de juros no Brasil é alta. Nós também achamos. Trabalhamos para o equilíbrio e a possibilidade de cair o máximo possível”, revelou.
Ainda durante a entrevista, ele destacou que os números consolidados eram melhores do que as projeções. Por isso, afirmou “uma boa chance” de 2024 ter “um viés mais positivo” do que o esperado.